Palavra de origem italiana (appoggiatura = sustentação) e diz respeito a um ornamento musical que consiste em uma ou duas notas curtas acrescentadas ao corpo de uma nota principal, retirando o valor do fim da nota anterior ou da nota a qual estão ligadas. Este valor varia muito de acordo com o tipo de apogiatura e o período em que a música foi composta e/ou executada, mas costuma ser o menor possível dependendo principalmente da técnica do músico.
O intervalo máximo que estas notas estão da principal é de um semitom, caso essa distância seja maior o ornamento passa a ser chamado de Floreio.
Apogiatura colocada após a nota principal |
A apogiatura é representada por um ou mais pequenos signos (normalmente colcheias ou semicolcheias) podendo ser unidos à nota por uma ligadura e pode ser de dois tipos; simples ou dupla.
A Apogiatura Simples com apenas uma nota ligada a principal se sub-divide em dois tipos;
- Apogiatura Simples Breve - nesta o signo é cortado por um traço e deve ser executada o mais rápido possível. Também recebe o nome de Acicatura;
Apogiatura Simple Breve |
- Apogiatura Simples Longa - nesta se deve executar o valor que está escrito (normalmente a metade do valor da nota principal);
Apogiatura Simples Longa |
A Apogiatura Dupla tem duas notas ligadas a principal e é representada por semicolcheias, embora elas não representem necessariamente a velocidade de execução, o costume é executá-las o mais rápido possível.
Apogiatura Dupla |
Também pode ser chamada de Appoggiatura ou Apojatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário