É um instrumento de sopro bastante simples, que produz de maneira geral um som agudo e monotônico, embora existam apitos que produzam mais de um tom simultaneamente.
Apito trisom (três notas simultâneas) |
É feito de diversos materiais, primitivamente era de madeira, mas existem também apitos de metal, plástico e cerâmica, todos com timbres muito variados.
É composto de uma entrada de ar (bocal), uma aresta para criar a vibração do ar e uma caixa de ressonância para conter o ar e amplificá-lo. Esta última parte pode conter aberturas para manipular o volume, o timbre e a afinação do instrumento e também partes móveis ou soltas para interferir no som fundamental.
Apito de êmbolo ou flauta de êmbolo |
Como é um instrumento bastante limitado melodicamente é utilizado na música para criar pequenos momentos sonoros, como os apitos que imitam o canto dos pássaros (pios), para marcar o ritmo, como nas bandas marciais ou comandar os músicos marcando divisões de seções e troca de instrumentos, como nas escolas de samba.
Há um tipo de instrumento com características muito semelhantes ao apito mas que muitos consideram um instrumento a parte por ter partes e funcionamento diferente dos apitos tradicionais. O kazoo tem uma entrada de ar, uma caixa de ressonância e uma pequena abertura coberta por uma película que vibra e amplifica as ondas sonoras da voz humana, podendo ter muitas afinações de acordo com o som emitido pelas cordas vocais.
Kazoo |
O instrumento também é chamado de cana, pio e silvo. Apito também é o nome dado ao som emitido por ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário