sábado, 19 de maio de 2018

HISTÓRIAS DE AMOR – RICHIE VALENZ E DONNA LUDWIG


“Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração? 

E quem irá dizer que não existe razão?” 



Muitos músicos são idolatrados, mas até eles – ou principalmente eles – têm seus corações roubados por alguém e aí surgem os casais famosos na música. 






Ritchie Valens e Donna 

Ritchie Valens (Ricardo Esteban Valenzuela Reyes) nasceu em Pacoima, na Califórnia, costa oeste dos EUA em 13 de maio de 1941 e morreu em Clear Lake, em Iowa no dia 3 de fevereiro de 1959. De origem hispânica teve uma infância e adolescência complicada até que com 16 anos montou uma banda chamada Satellites para se dedicar ao estilo musical que acabava de surgir, o rock n’ roll. Foi rapidamente descoberto por um produtor e já no ano seguinte estourou com a música Come on let’s go. No ano seguinte gravou outro sucesso, a balada Donna e no mesmo single a mundialmente famosa La Bamba


Donna Ludwig nasceu em San Fernando na California em 30 de novembro de 1941. Em 1957 conheceu Ritchie Valens que a eternizou em uma música, posteriormente se casou e passou a se chamar Donna Fox-Coots.


Ritchie e Donna se conheceram em uma festa em um clube automobilístico em San Fernando Valley, não há muitos detalhes sobre o relacionamento deles, mas estudavam no mesmo colégio e Valens ainda não era famoso nesta época, começaram o namoro em segredo da família dela, o pai de Donna não aprovava a ligação de sua filha de apenas 15 anos com o jovem de origem latina. Na festa Ritchie cantou para Donna a canção We belong together de Robert & Johnny, e esta passou a ser a canção dos dois. 

“É claro que eu não disse nada a meu pai, mas desejava ir para onde ele estivesse de qualquer maneira” 
Donna 

Eles gostavam da andar de braços dados na chuva e se encontravam entre as aulas nos corredores da escola. Ela diz que ele beijava muito bem, mas nunca passaram disso: 

“Até onde eu sei, Ritchie morreu virgem” 
Donna 

Tempos depois Ritchie foi contratado por uma gravadora e começou a ter alguma fama, sua primeira música de sucesso foi Come on let’s go, mas este seria só o começo.

Donna no quarto de Ritchie com as guitarras dele

Em 1958 ele escreveu uma canção para a namorada e lhe falou sobre isto em uma ligação telefônica (ou teria cantado para ela), porém não lhe disse que pretendia gravá-la. Algum tempo depois Donna foi surpreendida: 

“O DJ disse - ‘Ritchie Valens novo hit’ - e ele começou - ‘Oh Donna...’ - e todo mundo no carro (eu estava com seis meninas amigas minhas no carro, pelo menos, ou cinco, e todas elas) começaram a gritar para mim. Era realmente algo único ouvir a música pela primeira vez. Continuei dizendo a todas para ficarem quietas” 
Donna 

A música do lado B do mesmo disco (naquela época lançavam um disco com uma música de cada lado) alcançou sucesso nacional alavancando a carreira de Ritchie Valens rapidamente, La Bamba é conhecida até hoje como uma das grandes músicas da história do rock n’ roll

Donna e Ritchie ao centro

Com a escalada de sucesso o cantor começou a ter muitos shows para fazer (chegou a ir para o Havaí, apesar de seu medo de voar), o que fez com que ele passasse bastante tempo na estrada, os dois combinaram de dar um tempo e conhecer outras pessoas, mas apesar disso ele continuava a ligar regularmente para Donna e Ritchie dava sinais de que a relação entre eles seria duradoura, mas cinco meses depois de a música tocar no rádio uma grande tragédia acabou com o sonho de Donna, Ritchie e milhares de fãs. Neste mesmo ano (1959) Valens e outros dois grandes nomes do rock morreram durante uma turnê em um desastre de avião que acabou sendo chamado de “O dia em que a música morreu” leia sobre isto >AQUI<. Ele tinha apenas 17 anos. 

Uma amiga ouviu a notícia no rádio e avisou Donna: 

“Foi mais ou menos como alguém me socar a cabeça. Eu estava com apenas 16 anos. Nunca tinha experimentado a morte antes em toda a minha vida” 
Donna 

Donna nunca perdoou o pai e saiu de casa aos 18 anos, se casou com um músico aos 19, mas se separou no ano seguinte, teve vários empregos e se casou mais duas vezes, passando a se chamar Donna Fox-Coots. Teve duas filhas. Mas como era de se esperar, aquele curto namoro com um dos grandes fundadores do rock n’ roll, marcou sua vida permanentemente. Sempre será a “namorada de Ritchie Valens” e ela continuou convivendo com a família Valenzuela (sobrenome de batismo de Ritchie).
Donna em 2008
Foto comemorativa dos 50 anos de lançamento do disco

“Eles sempre me trataram como um deles” 
Donna 

“Deus, foi há muito tempo! Por muito tempo quando eu era jovem, costumava ter sonhos sobre isto. Uma vez sonhei que Ritchie veio e se sentou ao pé da minha cama. Ele disse - ‘Tudo está bem’ - Eu nem sequer entraria em um avião até os 27 anos de idade” 
Donna 


Há um filme sobre a história de Ritchie Valens que conta um pouco dessa história, você pode ver mais detalhes dele >AQUI<. 

No vídeo a canção de amor que Ritchie compôs para Donna.




98 comentários:

  1. Que pena ter partido tão cedo! Ele tinha muito pra cantar Descanse em paz Ritchie Valens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisto o filme qdo era criança Labamba e hj tenho 40 anos assisti novamente,tbm fiquei curiosa pra saber como está a Donna
      Que o Ritchie esteja em um bom lugar,parecia ser um menino de outro que pena que teve esse fim

      Excluir
    2. Nossa Eu também,vim saber de Donna,assisto sempre esse filme e choro toda vez,rsrs,acabei d assistir novamente,e vim pesquisar,e chorei denovo.muito triste!

      Excluir
  2. Muito obrigada pela pesquisa, muito boa. História linda

    ResponderExcluir
  3. Linda história assisto sempre que possível o filme lá bamba

    ResponderExcluir
  4. Foi realmente muito difícil conseguir informações sobre a vida da Donna, parece que ela não tem nada nas redes sociais e nos sites, mesmo em língua inglesa, mas consegui e acho que valeu a pena pra contar um pouquinho dessa história de amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre quis saber sobre Dona, muito obrigada!

      Excluir
    2. Que bom que gostou, volta sempre pra dar uma espiada nas novidades do blog!

      Excluir
    3. Muito obrigada. Sempre quis saber a respeito de Donna.

      Excluir
  5. Não concordo que a história seja linda,tem um final trágico.Ele era ótimo cantor pelo jeito e teria feito muito mais sucesso,quanto a historia de amor,o pai dificultou o pouco tempo que os dois tiveram aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que se os dois estivessem juntos até hoje seria uma história bem mais bonita.

      Excluir
    2. ninguém pode afirmar que estariam juntos, fama, dinehiro, sucesso. essa historia se repete todos os dias.

      Excluir
    3. É verdade, não tem como saber o que ocorreria, só fica a especulação, ninguém pode afirmar que estariam juntos, mas também ninguém pode pode afirmar que não estariam juntos, um bom exemplo é a história de amor de Jon B. Jovi e Dorothea Hurley. Dá uma olhada nos assuntos aqui do blog, Histórias de amor e continua participando aqui que o blog é pra isso mesmo.

      Excluir
    4. ele sim amava ela eu no lugar dela nunca mais teria me casado mas ainda casou 3 vezes que amor foi só da parte dele

      Excluir
  6. Muito obrigado pela informação sobre esse casal, sempre quis saber como a Donna estaria hoje, é muito triste a história, mas valeu.
    Obrigado também Ritchie Valens por ter vivido o suficiente para ficar inesquecível.

    ResponderExcluir
  7. Amei ler mais acerca da musa inspiradora da música Donna, é uma história triste mas cheia de amor e superação !!!

    ResponderExcluir
  8. Triste,mas esclarecedor,pois muitos pensam que morreram foram los lobos,que gravou maravilhosamente as canções de Ritchie Valens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu falo sobre isso no post sobre o filme La Bamba, pode encontrá-lo na lista de Cinema e Música.

      Excluir
  9. Uma história linda, pena que final trágico, assisto o filme la bamba sempre que posso, choro em todos os finais

    ResponderExcluir
  10. Como dizem, a gente temos que viver todos os dias como se fosse o último dia das nossas vidas..

    ResponderExcluir
  11. Maravilhoso .filme da vida De Richie Valens .



    ResponderExcluir
  12. Que tristeeeee... Ai, caiu uma tonelada de ciscos em meus olhos...

    ResponderExcluir
  13. Há tempos conheço a música "Donna" Más estava ouvindo agora a pouco um Álbum intitulado "Relembrando os anos 50" e então ouvi a Canção & bateu uma curiosidade em saber.. Sobre a Donna ksks.. E vim parar aki... Magnífica história.. Pena O fim trágico!

    ResponderExcluir
  14. simplesmente uma linda história, pois gerou uma linda canção de amor, traduzida em muitos países.

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito da publicação, sempre quis saber um pouco mais sobre a Donna, filme lindo e muito triste ao mesmo tempo. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  16. Triste ter partido tão cedo,mas deixou um grande legado na música.Eu sou fã, desse cara,voz marcante.

    ResponderExcluir
  17. Lindo e trágico ao mesmo tempo, eternos Ritchie Valens e Donna.

    ResponderExcluir
  18. Donna sempre será a namorada de Ritchie valens....linda canção

    ResponderExcluir
  19. Uma história linda, que prova que o amor, transcende a morte..assisti ao filme por três vezes , é uma história onde o jovem pobre e de periferia se ver retratado, principalmente se se apaixona por um garota classe média, tanto antes como agora, terá o mesmo repúdio que o RITCHIE teve dos pais de DONNA, o filme marcou tanto que até hoje foi o maior sucesso de cinema do ator JHON PHILLIP LAW , que fez o papel de Ritchie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero fazer uma correção quanto o nome do ator, é JHON DIAMOND PHILLIPS , americano descendente de havaianos, errei peço desculpas...foi a emoção.

      Excluir
    2. John o quê? Não seria low diamond Philips?

      Excluir
  20. Ameeeeei a história apesar de triste...

    ResponderExcluir
  21. Cara, muito obrigado por essas informações,linda história,eu não sabia nada disso,gostei muito, parabéns pela pesquisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, foi uma pesquisa difícil, mas eu também gosto do resultado.

      Excluir
  22. E uma grande história sinto muito ricthei ter ido tão cedo virou mesmo uma linda Estrela no seu é em nossa memória sempre viva ao rock rool

    ResponderExcluir
  23. Muitas pessoas boas do rock partiram mais deixaram os seus legados, tomara que não morra.

    ResponderExcluir
  24. Acabei de assistir o filme! Que tristeza ele ter morrido tao cedo. Cooom certeza teria deixado um super legado e teriamos, talvez, outro rock hoje em dia.

    ResponderExcluir
  25. Choro sempre que ouço a música, chorei muito no filme lindo o q ele fez pela mãe e a mãe por ele 🥰😔

    ResponderExcluir
  26. Ótimo!!! Até compartilhei no meu Facebook. Curiosamente assisti o filme no Netflix no final de semana e fiz uma postagem indicando.

    ResponderExcluir
  27. Obrigada por nos relembrar essa história totalmente emocionante, gosto muito desse filme lá bamba, que Pena que se foi tão cedo.

    ResponderExcluir
  28. A vida dele foi tão breve, mas intensa.o filme lá bamba é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  29. Sigo um grupo que envelheceram ele na foto, ficou muito real, e me confortou, pois meu filho tem muita semelhança com ele, isso me faz sofrer quando vejo RitchieValens.

    ResponderExcluir
  30. Sempre tive curiosidade sobre está linda história dessa grande lenda do mundo da música.

    ResponderExcluir
  31. no começo vcs dizem que eles se conheceram em 1959,( Em 1959 conheceu Ritchie Valens que a eternizou em uma música,)
    Mas depois dizem que ele fez musica pra ela em 1958 (Em 1958 ele escreveu uma canção para a namorada e lhe falou sobre isto em uma ligação telefônica)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado, Donna tinha 15 anos e o ano era 1957, já está corrigido. Obrigado!

      Excluir
  32. Que história linda porém triste demais.

    ResponderExcluir
  33. Bom ter essas referencias..qdo vemos um filme bom..Vamos atrás de atores na vida real..bom conteúdo..obrigado

    ResponderExcluir
  34. Nossa achei linda essa história de amor,sempre que assisto esse filme, Labamba choro essa música que ele fez á Donna sua namorada má época é linda de mais imagino que chorou á vida toda ouvindo essa música!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sempre choro. É muito linda a história deles.

      Excluir
  35. O verdadeiro rock se cala, que pena que nos não temos você presente mas sua música ficou para a eternidade 2020 suas músicas são tão atuais umas poucas palavras escritas para você aonde você estiver valeu

    ResponderExcluir
  36. Muito linda a história.Eu vi o filme e me apaixonei. Esse tempo foi um dos mais lindos que já vi.

    ResponderExcluir
  37. Parabens pela publicação. Sucesso a você sempre. Uma linda e triste história deles. Enfim.

    ResponderExcluir
  38. Acabei de ver esse filme,(24/10/2020)...confesso que choro horrores no momento da briga dos irmãos até o fim...Meu Deus!!! Acabei de ver aqui,60 anos da morte dele...e ainda dói!!! Que loucura!!! Assinado; Silvanya Silva...

    ResponderExcluir
  39. Acabo de ver la película el día 25 de octubre del 2020, y me puse a investigar sobre la historia y aquí encontré buena información gracias!!

    ResponderExcluir
  40. Tem um filme q conta um pouco da história dele chamado la banba um ótimo filme vc encontra na Net flix uma de fato morreu muito jovem aos seus 17 anos no auge da fama ,mas com certeza viveu uma linda história de amor e deichou seu legado na música conhecido pelo mundo todo. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um post sobre o filme aqui no blog. Dá uma olhadinha lá.

      Excluir
  41. Melhor música romântica que já ouvi, sou fã de Ritchie valens, história incrível

    ResponderExcluir
  42. Já assisti o filme por inúmeras vezes, e ainda assim, continuo derramando lágrimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como não se emocionar com a história. Me lembrei dos Mamonas que se foram no início da carreira, por desastre de avião 😞

      Excluir
  43. Hoje me deu vontade de assistir o filme, fiquei emocionado eu assistir quando era criança. Aproveitei baixei as músicas e quis saber mais sobre a Donna e como ela estaria nos dias atuais. A história é linda e eu acredito nos amores de antigamente eram mais duradouros.obrigado pela pesquisa, agora já sei como ela era na época nós dias atuais.

    ResponderExcluir
  44. Eu fiquei muito comovida e triste com a história de vida dos dois, pq tudo indica que eles ainda iriam viver um grande amor...mas, não somos nós q determinamos as regras, né?..e sim Deus.Sem dúvida um dia eles irão se reencontrar...foi muito bom saber um pouco da sua história ritchie valens.

    ResponderExcluir
  45. Muito triste a história dele
    Tão jovem e partiu tão cedo

    ResponderExcluir
  46. Me apaixonei pela história deles não sei se ainda existe amor assim

    ResponderExcluir
  47. Acho linda essa canção. Ñ sabia da história, fiquei imaginando a euforia das amigas dela. Pena que ñ teve um final feliz

    ResponderExcluir
  48. Muito linda ademais choro sempre quando assisto

    ResponderExcluir
  49. PARABÉNS PELO MATERIAL. ÓTIMO CONTEÚDO.

    ResponderExcluir
  50. Muinto triste essa história,já vi o filme várias vezes,gostaria de saber se Donna Aida está viva





    Muito triste essa história,já vi o filme várias vezes,gostaria de saber se Donna ainda está viva

    ResponderExcluir
  51. Asistir alguns vezes o filme show de bola sempre em nossos corações.
    Donna um abraço.

    ResponderExcluir
  52. não canso de assistir essa linda história de amor

    ResponderExcluir
  53. Ritchie continua vivo em nossas memórias!

    ResponderExcluir
  54. Bem,eu gostaria de ter sido a Donna,e não teria deixado de jeito nenhum,aquele garoto tão puro e apaixonado,sei que ela o abandonou,a música é linda e está história meche demais comigo

    ResponderExcluir
  55. Nossa que história magnífica eu era um adolescente quando eu assisti o filme lá bamba na madrugada da Globo com os meus pais, é muito nostálgico hoje eu tenho 43 anos de idade e ontem mesmo eu tivesse a chance de assisti-lo outra vez gosto muito do filme .

    ResponderExcluir
  56. Muito bem escrito, gostei!! Não sei se comentaram aqui, mas tem a música do Don Mclean - American Pie- ele ouviu a notícia do acidente, era criança na época e escreveu essa linda canção para ' o dia que a música morreu '.

    ResponderExcluir
  57. https://youtu.be/MCnmEX9LAdM?si=I6ILv-NnJwCZ6Tno O dia que a música morreu

    ResponderExcluir
  58. Muito triste a história... Muito sofrimento para todos... Que pena.

    ResponderExcluir
  59. Donna está viva em 2024??

    ResponderExcluir