sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PIOLHOS E INSETOS NOS DREADS DE BOB MARLEY

Em 1981 morria de câncer Bob Marley, o cara que transformou o reggae em um estilo musical conhecido no mundo todo. Bob é lembrado sempre usando seus enormes dreadlocks, um estilo de cabelo formado por rolos que nunca são desfeitos.




Bob era um adepto da religião Rastafári que considera o corpo como um templo que não pode ser mutilado, incluindo o cabelo, por isso ele não o cortava. Embora seu pai fosse branco ele herdou as características de sua mãe negra e a maneira mais comum entre os rastas é fazer os famosos dreads para que o cabelo não fique armado e sim pendente da cabeça (nem todos os rastafáris usam dreadlocks). Quando este tipo de cabelo não é bem cuidado pode acumular sujeira e principalmente umidade causando mau cheiro, mas isso não é sempre assim, basta um bom banho com xampu e está tudo resolvido.



Com a morte de Bob surgiu a lenda de que teriam sido encontrados diversos tipos de insetos vivendo dentro de seus dreads, inclusive algumas espécies de piolhos desconhecidos até então ou considerados extintos. Será?


Quatro anos antes, após um jogo de futebol, Bob descobriu uma ferida em seu dedão do pé direito, a princípio ele pensou ser apenas um ferimento ocorrido no jogo, mas o ferimento não curava e sua unha caiu. Após exames médicos descobriu-se que ele estava com um tipo de câncer de pele chamado melanoma maligno. Devido as suas crenças rastafári ele não permitiu que seu dedão fosse amputado, o que poderia ter resolvido o problema, então a doença se espalhou.


Aparentemente, antes de sua morte, Bob se converteu ao cristianismo e resolveu se tratar na Alemanha com um médico chamado Dr. Josef Issels que como parte do tratamento, que ele dizia ser natural, retirou os dreadlocks e passou a colocar longas e dolorosas agulhas no corpo do músico em terapias sem resultado algum. Posteriormente ele foi internado em um hospital em Miami, onde acabou morrendo aos 36 anos.



Última foto de Bob Marley vivo, sem os longos dreads, lendo uma bíblia

A conversão de Bob ao cristianismo é defendida por seu filho David (mais conhecido como Ziggy Marley) e seu funeral foi ministrado por religiosos cristãos na Igreja Ortodoxa Etíope da Santíssima Trindade com a participação do arcebispo da Igreja no hemisfério ocidental (Bob foi batizado um ano antes em Nova Iorque com o nome de Berhane Selassie, que significa "Luz da Trindade"), mas de forma geral os mais interessados no legado de Bob, como a gravadora e o governo da Jamaica nem tocam no assunto para não prejudicar a imagem ligada ao movimento rasta e o turismo na terra natal de Bob.

Ziggy Marley


Insetos e piolhos nos dreadlocks de Bob Marley? É ruim de acreditar. Ele não usava mais os dreads e ficou internado em um hospital em seus últimos dias onde não teriam passados despercebidos tais monstrinhos.


Ele está sepultado em uma capela em Nine Mile na Jamaica, junto com sua guitarra favorita, uma Guibson Les Paul Special P90, uma bíblia aberta no salmo 23 e um pé de maconha.


Mausoléu de Bob Marley na Jamaica 

Veja também:

Bob Marley foi assassinado >AQUI<

Verborragias - Música e frases de Bob Marley >AQUI<

No vídeo, imagens do funeral.


66 comentários:

  1. Respostas
    1. Ele não e umtrouxa o que foi pra ser feito ja foi feito

      Excluir
    2. trouxa é você otário, que está aqui chigando uma figura histórica da música mundial, se você é rockeiro e quer ser respeitado, tenha respeita também seu estupido, você é um completo idiota e acefalo,burro, extremamente idiota que não sabe nem escrever a palavra "trouxa" mané !

      Excluir
    3. Além de trouxa você é burro.Primeiro não sabe escrever e segundo não sabe nem o porque de estar chamando uma lenda como BOB MARLEY de trouxa.

      Excluir
    4. Gente assim é oq torna o mundo oq é hoje, sinto pena de você, mas se desse pra vc morrer que morresse. menos um estúpido no mundo.

      Excluir
    5. vc é um completo idiota q não entende de música, bob marley é o rei, a lenda do reggae, trouxa é vc seu babaca porco nojento...

      Excluir
    6. Ele e trouxa ?? e vc cr olha só ele pode ser trouxa mais fez sucesso por todo mundo e vc ai e porra nenhuma pro mundo hahaha kkkkk

      Excluir
    7. Disse tudo irmão

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bob mostrou que tinha personalidade, e que tinha suas crenças e religiões onde respeitava. Acredito que ele morreu feliz, pois morreu acreditando no que amava, a sua religião. Temos que respeitar apesar de tudo, independente de sua religião,cor ou estilo musical. Que ele sirva de exemplo para todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeita o Bin Laden então...

      Não morreu acreditando na religião que lhe causou o problema, tanto que se converteu antes de morrer, mesmo que conversão depois da morte só mórmom...

      Excluir
    2. É possível antes de morrer a conversão, o Catolicismo prega isso.

      Excluir
  4. Pelo amor de Deus,aquela foto de Bob ali não é em 1981 e sim em 1970,e parem de dizer que Bob Fez tratamentos com agulhas,ele fez tratamento com Ervas medicinais permitidas pelos os Rastas,e outra coisa,o cabelo dele não foi cortado simplismente caiu devido a sua doença,e sua mãe Cedella Bokker pegou os seus dreads e colocou na sua cabeça no seu Funeral,vamos estudar bem as coisas antes de postar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento que Bob fez é notoriamente conhecido, aí está o nome do médico (Josef Issels), com uma pesquisa rápida na rede se verifica que isso ocorreu realmente e como era o tratamento deste médico que usava a vacina Coley a base de toxinas. Você mesmo afirma que ele não fez tratamento com químio, então como ele perdeu os cabelos que sua mãe colocou sobre sua cabeça? Foram cortados durante o tratamento. Gostaria de ter a palavra de Ziggy aqui para saber a verdade absoluta, mas não tenho então fica a especulação e cada um decide o que acha verdadeiro. Como eu digo no texto, uns dizem uma coisa, outros outra e isto eu pesquisei muito bem antes de escrever.

      Excluir
  5. Bob AMOR Eterno..Saudades Eternas <3

    ResponderExcluir
  6. cada um tem sua menara de pensar o importante foi que ele viveu tempo o suficiente para mostrar que era um homem que colocava seus princípios em primeiro lugar, em vez de jugar ele vocês deviam reavaliar sua vida e ver se esta boa, por que ele viveu o que tinha pra viver e morreu pelo que acreditava e isso faz dele um grande homem

    ResponderExcluir
  7. bob marley grande homem!!

    ResponderExcluir
  8. bob marley isso sim foi homem de verdade .. o rei dos reis ele seráh eterno em nossos corações

    ResponderExcluir
  9. Dread, Natty Dread now, (Natty Dread)
    Dreadlock Congo Bongo I. (Natty Dread)
    Natty Dreadlock in a Babylon: (Natty Dread)
    A dreadlock Congo Bongo I. (Natty Dread)
    Eh! Children get your culture (Natty Dreadlock)
    And don't stay there and gesture, a-ah, (Natty Dreadlock)
    Or the battle will be hotter (Natty Dreadlock)
    And you won't get no supper. (Natty Dreadlock)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem não entendeu o que nosso caro anônimo postou é só fazer uma busca por "Bob Marley and The Wailers - Natty Dread" e cantar junto:

      Dread, natty dread now...

      Excluir
  10. ele só não soube aproveitar mais porque fumou pouca maconha , talves se tivesse fumado o bastante, quem sabe ele teria vivido mas tempo, e morreria comfortavelmente.

    ResponderExcluir
  11. amor eterno ao bob!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Bob Marley.. Eterno Rei do REGGAE!! <3

    ResponderExcluir
  15. foi realmente um grande homem eu sou funkeiro mas respeito todos estilos musicais e a todos ele foi sim grande homem e como um anonimo disse eu respeito mas discordo maconha n faz diferença

    ResponderExcluir
  16. Bob Marley.. Eterno Rei do REGGAE!!

    ResponderExcluir
  17. Bob Marley nome do cachorro da minha prima! saudades!

    ResponderExcluir
  18. meu Rei minha mãe o adora e eu tbm ele é a minha inspiraçao amo este homem tenho doze anos e me chamo isabella vieira Marley

    ResponderExcluir
  19. Harlei Cursino Vieira12 de maio de 2015 às 21:22

    Ele cantava bem! Tem uma voz muito bonita! Muito bonitas suas canções! Ficou famoso!

    ResponderExcluir
  20. Falou tanto do bob que esqueceu dos piolhos .-.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Versão resumida pra quem não gosta de ler:

      - Bob adquiriu câncer e teve que se submeter a um tratamento onde perdeu os dreads, então não tinha onde os piolhos ficarem.

      Conclusão.

      Isso é uma lenda.

      Excluir
  21. Toda radicalização é absurda, só isso me basta pra entender quem ele foi. Morrer por não tratar uma ferida é o fim da picada, ignorância pura.

    ResponderExcluir
  22. O cara simplesmente foi uma Luz nesse mundo atravéz de sua musica não importando o estilo pois a mensagem de amor ele passou.E toda pessoa que quer fazer esse mundo um lugar melhor o respeitam e admiram..

    ResponderExcluir
  23. Engraçado como vocês são uns idiotas. Em vez de se espelhar em pessoas que realmente são exemplos de boa gente. Mas não, se espelham e colocam estas pessoas como "ídolos", tais idolos que morreram cedo por ter se envolvido com coisa errada e se fodeu cedo.. Exemplo desses são Cazuza, CBJR.. etc.

    ResponderExcluir
  24. Meu na boa, cada um se espelha em quem quiser. Cultura, raça ou crença. Somos livres para escolher e respeitar a escolha do proximo. Você só sitou nomes de pessoas incríveis e inteligentíssimas e se torna um tremendo ignorante fazendo um comentário desse. Não entendo pessoas como você, você deve ter um milhão de coisas grandes para conquistar cara kkkkk (vai cuidar da sua vida), e então deixa a galera aqui na vibe curtindo e comentando positivamente sobre esse cara incrível. Salve Salve BOB, Salve Salve CAZUZA, Salve Salve CBJR entre outros mil. hahahahaha

    ResponderExcluir
  25. Aquele quadrupede mentecapto ele sim é um grande tem de se foder.crápola...

    ResponderExcluir
  26. Deus sabe o que faz
    Homens não sabem o que falam!!!!

    ResponderExcluir
  27. Verdade sò salve marley

    ResponderExcluir
  28. Verdade sò salve marley

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. no texto diz que ele se converteu ao cristianismo e se batizou com o nome de "Berhane Selassie". Selassie é o nome do Messias adorado no movimento rastafari. procurem saber mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haile Selassie foi um rei etíope na primeira metade do século XX, uma parte mais conservadora do movimento rasta o considera uma divindade, mas a grande maioria o vê como um símbolo inspirador e é dele que vem o nome do movimento - Rás Tafari = cabeça respeitada - que é um título real derivado de seu primeiro nome (Tafari). Selassie é uma palavra etíope que significa trindade, se ele foi rebatizado pela Igreja Ortodoxa Etíope, nada mais natural que usar a língua etíope para lhe dar um nome, se o rei Tafari também usou esse nome, isso não impede que outros possam usá-lo também, não entendo o que é que falta saber nessa história, não inventei nada, são fatos.

      Excluir
  31. Pra mim, nunca importou oqe acham ou dzem dele... Eu smp vou admirar ele e levar sua música e seu nome a onde quer que eu vá...♥️😍🙏

    ResponderExcluir
  32. É triste ver como a religião pode afetar o discernimento de alguém.
    Mas mesmo tendo feito uma escolha ruim e lastimável, é um ser humano que desperta em mim admiração.
    Sempre reconhecerei seu talento e o verei como um idealista corajoso e de caráter exemplar.

    ResponderExcluir
  33. Bob Marley foi o maior e melhor disseminador do reggae,do amor,da paz e um dos melhores seres humanos que a terra já conheceu.
    Vc não podia ter partido tão cedo dessa vida Bob....
    Fazendo muita falta...

    ResponderExcluir
  34. Este tipo de cabelo, cabelos longos sem tranças e todo embaraçado, que alguns negros usam é horrível tanto quanto a beleza como um cabelo que parece sempre que está sujo. Isto não é racismo, é a pura realidade. Já vi alguns negros cortarem estes novelos e deixaram os cabelo curtos e esticados, mais ou menos na altura do lado de baixo das orelhas, um boné do tipo gorro e ficou muito bem. era uma mulher.

    ResponderExcluir
  35. Pois é, maconha causa câncer.

    ResponderExcluir
  36. Aceitou Jesus e foi salvo . Te amo Bob ❤️

    ResponderExcluir