É a forma simplificada das expressões ARMADURA DE CLAVE ou ARMAÇÃO DE CLAVE e se refere a uma série de símbolos colocados ao lado da clave no início da partitura, estes símbolos são os sustenidos (#) ou os bemóis (b) e determinam alterações de meio tom em todas as notas que aparecerem nas linhas ou espaços marcados com estes símbolos ao longo de toda a pauta musical.
A armadura serve para indicar ao músico qual a escala usada na composição e consequentemente quais as tonalidades e/ou modos de acordo com uso das notas na obra, isso facilita a execução e deixa a escrita musical mais limpa, pois esses símbolos teriam que ser colocados junto a todas as notas em uma partitura sem a armadura.
Uma pauta sem a armadura |
Uma pauta com a armadura |
Os símbolos são colocados em uma ordem predeterminada, o que facilita a identificação da escala que vai ser usada a partir do último sustenido ou do penúltimo bemol colocado.
Apesar de ser mais comum aparecer no começo da partitura a armadura também pode aparecer em outras partes para determinar uma modulação (mudança de tom) redefinindo a posição dos sustenidos e bemóis. Neste caso veja o verbete ALTERAÇÃO CONSTITUTIVA >AQUI<
Caso haja algum acidente (nota diferente das que constituem uma escala) em alguma parte da música, é colocado um símbolo alterando temporariamente o valor da nota. No caso de se anular um sustenido ou bemol é usado o sinal de BEQUADRO junto a nota pretendida, forçando a anulação da armadura para aquele som.
Bequadro anulando um bemol da armadura de clave |
Nenhum comentário:
Postar um comentário