quinta-feira, 28 de junho de 2018

DICIONÁRIO MUSICAL - APOLO


Um dos principais deuses da mitologia grega (Ἀπόλλων = Apóllōn, ou Ἀπέλλων = Apellōn), filho de Zeus e Leto, irmão gêmeo de Ártemis.


Era o líder das musas, portanto a música era um de seus atributos, era um inspirador e patrono dos músicos. É assim que ele aparece na Ilíada, tocando sua lira para os deuses. Em alguns textos ele aparece como o inventor da lira e da flauta, embora alguns atribuam isto ao deus Hermes, seu irmão. Através da música era considerado o deus da verdade e da razão por causa da harmonia musical, e também da beleza e da simetria, por outro lado regia a loucura e o erotismo ligados a música. Teria ensinado as artes musicais para a humanidade.


Era representado como um jovem nu, com um manto sobre os ombros, levando um arco ou uma lira, seguido de uma serpente, um corvo ou um grifo.


Não se sabe ao certo a origem do nome de Apolo e a pronúncia podia variar de um lugar para outro: Apollon ou Apellon entre os gregos; Apollo entre os romanos; Apulu ou Aplu entre os etruscos, mas em outras línguas nem se quer existiu o nome deste deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário