terça-feira, 19 de julho de 2016

A MÚSICA DO SUICÍDIO


Existe uma música que carrega uma fama nada boa, ela é considerada a música da morte e pode levar as pessoas que a escutam a cometerem suicídio.

Seu compositor é o húngaro Rezso Seress e ela se chama Szomorú Vasárnap (Domingo sombrio). Esta música é considerada responsável por centenas de suicídios e carrega desde o início uma história triste.

A lenda diz que...

...Rezso tentava inutilmente viver de sua música em Paris, mas não obtinha sucesso e se frustrava com isso, para piorar, em 1933 ele foi largado pela namorada que achava que ele vivia um sonho sem perspectivas, o que o deixou muito depressivo. No dia seguinte, um domingo, querendo expressar toda sua dor, ele resolveu compor uma música que fosse realmente triste e que transmitisse também toda a dor do mundo em sua época, sentou-se ao piano e olhando pela janela viu o céu chuvoso e começou a compor, os versos foram escritos a lápis em um cartão postal.

Rezso Seress

Após a recusa de um produtor local, outro resolveu publicar e distribuir a música para às casas de show das maiores cidades da Europa, tornando a composição um pouco conhecida. Apesar de todo seu esforço a música não fez muito sucesso, o que deve ter deixado Rezso ainda mais frustrado. Porém dois anos depois o cantor Pál Kálmar, muito famoso na Hungria, resolveu gravar a canção que acabou ficando conhecida e aí é que começaram os suicídios entre os húngaros. Logo se percebeu que muitos destes suicídios tinham alguma relação com a música e os boatos se espalharam, tinha algo sinistro em Szomorú Vasárnap. Logo a reprodução da música foi proibida e a curiosidade só aumentou, fazendo com que ela ficasse mais famosa.


Em 1936 a letra húngara foi traduzida para o inglês, forma pela qual ela é mais conhecida (Gloomy Sunday), mas o que realmente a fez ficar conhecida foi quando a grande cantora norte americana Billie Holliday resolveu gravá-la, em 1941. A emissora inglesa BBC considerou a canção muito triste e achou melhor não reproduzi-la, mas ela não chegou a ser proibida, já nos EUA ela foi tocada normalmente.


Veja alguns relatos de suicídios atribuídos à música:

Um húngaro se jogou de um prédio com um papel em seu bolso que continha frases da música;

Um jovem deu um tiro na própria cabeça em Berlin após dizer que não conseguia tirar a canção da mente;

Também em Berlin uma jovem se enforcou em seu apartamento, a letra de Domingo Sombrio estava sobre a cama;

Uma secretária nova-iorquina deixou uma nota de suicídio pedindo que Domingo Sombrio fosse tocado em seu funeral;

Ainda em Nova Iorque um homem de 82 anos tocou Domingo Sombrio no seu piano antes de se atirar do 7º andar;

Em Roma uma adolescente se atirou de uma ponte após escutar a música;

Em Londres os vizinhos de uma mulher forçaram a entrada em seu apartamento pois o disco que ela estava escutando ficou pulando por muito tempo num mesmo trecho de Domingo Sombrio, ela estava sentada em uma cadeira, morta por overdose de barbitúricos.

Veja a letra em uma tradução livre do original em húngaro:

Domingo sombrio com centenas de flores brancas
Eu estava esperando por você querida, com uma prece
Uma manhã de domingo, correndo atrás de meus sonhos
Lágrimas de sangue escorriam pelos meus olhos
Enquanto eu ouvia aquela canção ecoar nos meus ouvidos
Tal como o som da sua voz serena sussurrando uma canção
Só me fazia sofrer mais
Minha carruagem de tristeza retornou sem você
Desde então meus domingos são para sempre tristes e solitários
As lágrimas são minha única bebida, a tristeza é meu pão
Domingo sombrio
Neste último domingo minha querida, por favor venha até mim
Haverá um padre, um caixão, um sepulcro e uma mortalha
Pois não estarei mais aqui
Haverá flores para você, flores e um caixão
E eu estarei lá dentro a sua espera, meu amor
Sobre as árvores florescentes se dará minha última jornada
Meus olhos estarão abertos
Para que eu possa lhe ver uma última vez, feche-os
Não tenha medo de meus olhos
Eu a estou abençoando mesmo na minha morte
Neste último domingo

Nesta mesma época a Segunda Guerra Mundial estava no auge e Rezso acabou capturado pelos nazistas e foi mandado para um campo de concentração de onde fugiu. Apesar do sucesso de Gloomy Sunday, ele não conseguiu compor nenhuma outra música tão inspirada e se dedicou a várias atividades nos anos seguintes, chegando a ser ator de teatro e trapezista em um circo. Também tentou se reconciliar com a antiga namorada que inspirou a música, mandou uma carta para ela, mas não houve resposta, algum tempo depois descobriu que ela foi achada morta ao lado de um papel com a letra da música. Suicídio por envenenamento.

Rezso não gostava do que sua música causava nas pessoas e declarou:

“Esta fama fatal me machuca. Eu chorei todas as tristezas de meu coração nesta música e parece que outras pessoas, com sentimentos como os meus, encontraram sua própria dor”

A história é macabra, mas pode ser mais uma dessas lendas que começam pequenas e crescem como uma bola de neve. Primeiramente lembremos que na década de 1930 a Europa ainda se recuperava da Primeira Grande Guerra e já mergulhava na Segunda, as pessoas chegavam a passar fome em alguns lugares, muitas empresas fecharam e não havia uma boa perspectiva de futuro para os mais jovens, isso por si só pode aumentar a taxa de suicídios. Por outro lado uma música como Domingo Sombrio pode se tornar um gatilho perfeito para pessoas que estejam nessa situação limite.

Os mais céticos dizem que quando foi lançada nos EUA, Gloomy Sunday teve uma divulgação bastante enfocada na lenda dos suicídios, o que aumentou a crença em boatos sem fundamentos e que muita coisa foi deliberadamente inventada e esta é uma visão compartilhada pelo músico Michael Brook que escreveu sobre ela:

“Gloomy Sunday chegou à America em 1936 e, graças a uma brilhante campanha publicitária, ficou conhecida como ‘A canção húngara do suicídio’. Supostamente, depois de a ouvirem, amantes perturbados seriam compelidos a saltar da primeira janela que encontrassem, mais ou menos como os investidores depois de outubro de 1929”

Em 1999 um filme alemão foi inspirado na história da música de Rezso Seress, Ein lied von liebe und tod (Uma canção de amor e morte) conta a história de uma música triste e um triângulo amoroso em meio a suicídios.


Ainda segundo a lenda, o corajoso que escutar toda a música, olhado nos olhos de Rezso Seress (uma foto é claro) vai adquirir tamanha angústia que acabará atentando contra a própria vida. Você pode tentar isso aqui mesmo (por sua própria conta e risco) após terminar de ler este post.

Hoje em dia a música ficou quase esquecida como peça artística, as poucas vezes que se fala dela ou se pára para ouvi-la é por causa da mórbida lenda, o que é o caso mais provável de você que está lendo este blog agora mesmo.


De todos os suicídios que são atribuídos a Domingo Sombrio um é mais marcante. Rezso Seress se jogou da janela de seu apartamento em Budapeste em 1968, sobreviveu mas acabou se enforcando com uma corda no hospital.

Rezso Seress

No vídeo uma versão mais moderna de Gloomy Sunday interpretada por Sinead O'Connor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário