sábado, 31 de agosto de 2019

DICIONÁRIO MUSICAL - ASPERGES ME


É uma antífona (canto litúrgico curto) cantada durante a aspersão da água benta sobre o altar e os fiéis no começo da missa solene de domingo no rito católico, com exceção do domingo de ramos e da páscoa.


O nome vem do nono verso do salmo 50 em tradução para o latim:

Asperges me, Domine, hyssopo et mundabor
Lavabis me, et super nivem dealbabor.
Miserere mei, Deus
Secundum magnam misericordiam tuam.
Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto
Sicut erat in principio
Et nunc, et semper
Et in saecula saeculorum, amen.

Tradução:

Pulverize-me senhor com hissopo limpo
Lava-me e ficarei mais alvo que a neve.
Tem misericórdia de mim, Deus
De acordo com a tua grande misericórdia.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
Como era no começo
Agora e para sempre
Para todo sempre, amém.

No vídeo o Asperges Me na basílica de São Pedro no Vaticano em 10 de outubro de 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário