Através de uma rádio o clube criou um concurso para escolher o hino do time e o maestro Jadir Ambrósio resolveu tudo em quinze minutos...
Assim começa a história do hino do Cruzeiro. Existe um grande clube na cidade...
Já era 1965 e o Cruzeiro Esporte Clube ainda não tinha um hino para sua torcida cantar após quarenta e quatro anos de fundação, ainda mais que estava sendo inaugurado um grande estádio na cidade de Belo Horizonte onde seriam disputadas grandes partidas nacionais, o Mineirão tinha que ouvir os torcedores da Raposa cantarem um hino.
Então, por iniciativa da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, foi lançado um concurso para escolher um hino para o Time do Povo e o compositor Jadir Ambrósio, apelidado de Maestro da Massa, resolveu participar. Foi durante um passeio pela Avenida Afonso Pena, próximo à Praça Sete em BH que ele compôs de cabeça a letra e a melodia em apenas quinze minutos. Em uma reunião da diretoria do clube ele apresentou a composição para os dirigentes que a aprovaram na mesma hora.
Jadir Ambrósio em 2014 |
"A inspiração veio do céu"
Jadir Ambrósio
"Eles não pensaram duas vezes e gravaram logo o disco"
Helena Ambrósio (esposa do compositor)
O intitulado Hino ao Campeão Cruzeiro Esporte Clube foi apresentado pelo próprio Jadir no programa do radialista Aldair Pinto (Roteiro das Ruas) na Rádio Inconfidência, e logo gravado, acolhido e cantado pela torcida celeste.
Jadir morreu em 30 de setembro de 2014 aos 91 anos de idade de falência dos rins e do coração. Compôs mais de cem músicas, foi amigo do presidente Juscelino Kubitschek, dos cantores Agnaldo Timóteo e Luiz Gonzaga e professor de música da jovem cantora Clara Nunes com apenas dezesseis anos de idade, no início de sua carreira.
O hino tem apenas um verso com oito frases, tradicionalmente cantado várias vezes. Nele é ressaltada a grandeza do time, o orgulho e o amor da torcida pelo seu Rei das Copas.
Hino ao Campeão Cruzeiro Esporte Clube por Jadir Ambrósio (1965)
Existe um grande clube na cidade,
Que mora no meu coração.
E eu vivo cheio de vaidade,
Pois na realidade é um grande campeão.
Nos gramados de Minas Gerais,
Temos páginas heroicas e imortais.
Cruzeiro, Cruzeiro querido,
Tão combatido, jamais vencido. (repete do início)
SOBRE O TIME:
Nome oficial
Cruzeiro Esporte Clube
Data de fundação
2 de janeiro de 1921
Localização
Belo Horizonte, MG, Brasil
Cores
Azul e branco
Até a proibição de símbolos italianos durante a Segunda Guerra Mundial o clube se chamava Società Sportiva Palestra Italia e usava as cores da bandeira italiana (verde, branco e vermelho)
Escudo
Disco branco circundado por uma linha azul na parte externa emoldurando o nome Cruzeiro Esporte Clube, tendo ao centro um disco azul com cinco estrelas formando a constelação do cruzeiro do sul
Mascote
Raposa
Bandeira
Fundo azul com o escudo ao centro
Apelidos
Cruzeirão Cabuloso, La Bestia Negra, Maior de Minas, O Time do Povo, Palestra, Raposa, Rei de Copas, Zeiro
Estádio
Mineirão
Conquistas
Locais, estaduais, nacionais, americanos
Visite o site oficial do Cruzeiro >AQUI<
Nenhum comentário:
Postar um comentário