sábado, 31 de agosto de 2019

HINOS DO FUTEBOL - CRUZEIRO



Através de uma rádio o clube criou um concurso para escolher o hino do time e o maestro Jadir Ambrósio resolveu tudo em quinze minutos...

Assim começa a história do hino do Cruzeiro. Existe um grande clube na cidade...

Já era 1965 e o Cruzeiro Esporte Clube ainda não tinha um hino para sua torcida cantar após quarenta e quatro anos de fundação, ainda mais que estava sendo inaugurado um grande estádio na cidade de Belo Horizonte onde seriam disputadas grandes partidas nacionais, o Mineirão tinha que ouvir os torcedores da Raposa cantarem um hino.


Então, por iniciativa da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, foi lançado um concurso para escolher um hino para o Time do Povo e o compositor Jadir Ambrósio, apelidado de Maestro da Massa, resolveu participar. Foi durante um passeio pela Avenida Afonso Pena, próximo à Praça Sete em BH que ele compôs de cabeça a letra e a melodia em apenas quinze minutos. Em uma reunião da diretoria do clube ele apresentou a composição para os dirigentes que a aprovaram na mesma hora.

Jadir Ambrósio em 2014

"A inspiração veio do céu" 
Jadir Ambrósio

"Eles não pensaram duas vezes e gravaram logo o disco"
Helena Ambrósio (esposa do compositor)

O intitulado Hino ao Campeão Cruzeiro Esporte Clube foi apresentado pelo próprio Jadir no programa do radialista Aldair Pinto (Roteiro das Ruas) na Rádio Inconfidência, e logo gravado, acolhido e cantado pela torcida celeste.

Jadir morreu em 30 de setembro de 2014 aos 91 anos de idade de falência dos rins e do coração. Compôs mais de cem músicas, foi amigo do presidente Juscelino Kubitschek, dos cantores Agnaldo Timóteo e Luiz Gonzaga e professor de música da jovem cantora Clara Nunes com apenas dezesseis anos de idade, no início de sua carreira.

O hino tem apenas um verso com oito frases, tradicionalmente cantado várias vezes. Nele é ressaltada a grandeza do time, o orgulho e o amor da torcida pelo seu Rei das Copas.


Hino ao Campeão Cruzeiro Esporte Clube por Jadir Ambrósio (1965)

Existe um grande clube na cidade, 
Que mora no meu coração. 
E eu vivo cheio de vaidade, 
Pois na realidade é um grande campeão. 
Nos gramados de Minas Gerais, 
Temos páginas heroicas e imortais. 
Cruzeiro, Cruzeiro querido, 
Tão combatido, jamais vencido. (repete do início)


SOBRE O TIME:

Nome oficial
Cruzeiro Esporte Clube

Data de fundação
2 de janeiro de 1921

Localização
Belo Horizonte, MG, Brasil

Cores
Azul e branco
Até a proibição de símbolos italianos durante a Segunda Guerra Mundial o clube se chamava Società Sportiva Palestra Italia e usava as cores da bandeira italiana (verde, branco e vermelho)


Escudo
Disco branco circundado por uma linha azul na parte externa emoldurando o nome Cruzeiro Esporte Clube, tendo ao centro um disco azul com cinco estrelas formando a constelação do cruzeiro do sul


Mascote
Raposa


Bandeira
Fundo azul com o escudo ao centro


Apelidos
Cruzeirão Cabuloso, La Bestia Negra, Maior de Minas, O Time do Povo, Palestra, Raposa, Rei de Copas, Zeiro

Estádio
Mineirão


Conquistas
Locais, estaduais, nacionais, americanos

Visite o site oficial do Cruzeiro >AQUI<


DICIONÁRIO MUSICAL - ASPERGES ME


É uma antífona (canto litúrgico curto) cantada durante a aspersão da água benta sobre o altar e os fiéis no começo da missa solene de domingo no rito católico, com exceção do domingo de ramos e da páscoa.


O nome vem do nono verso do salmo 50 em tradução para o latim:

Asperges me, Domine, hyssopo et mundabor
Lavabis me, et super nivem dealbabor.
Miserere mei, Deus
Secundum magnam misericordiam tuam.
Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto
Sicut erat in principio
Et nunc, et semper
Et in saecula saeculorum, amen.

Tradução:

Pulverize-me senhor com hissopo limpo
Lava-me e ficarei mais alvo que a neve.
Tem misericórdia de mim, Deus
De acordo com a tua grande misericórdia.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
Como era no começo
Agora e para sempre
Para todo sempre, amém.

No vídeo o Asperges Me na basílica de São Pedro no Vaticano em 10 de outubro de 2010.



sábado, 24 de agosto de 2019

DICIONÁRIO MUSICAL - A SECO


É quando o cantor não tem o acompanhamento de um instrumento musical, cantando de maneira improvisada. Se difere do canto A CAPPELLA justamente pelo improviso pois este último costuma ser composto intencionalmente só para voz (ou vozes), sem instrumentos.

Veja o verbete A CAPPELLA >AQUI<.


sexta-feira, 23 de agosto de 2019

DICIONÁRIO MUSICAL - ASCENDENTE


É quando um intervalo ou movimento melódico parte de um som grave até um agudo. O movimento contrário é um intervalo que parte de um agudo até um grave e se chama DESCENDENTE.



segunda-feira, 12 de agosto de 2019

HISTÓRIAS DE AMOR - JON B. JOVI E DOROTHEA HURLEY


“Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração?
E quem irá dizer que não existe razão?”

Muitos músicos são idolatrados, mas até eles – ou principalmente eles – têm seus corações roubados por alguém e aí surgem os casais famosos na música.


JON BON JOVI E DOROTHEA HURLEY


Jon Bon Jovi (John Francis Bongiovi Júnior) nasceu em Perth Amboy, Nova Jérsei, EUA, em 2 de março de 1962. De uma família com origem italiana e irmão mais velho de três filhos do casal John e Carol. Em 1983 montou com outros quatro amigos a banda de hard rock Bon Jovi (uma alteração de seu sobrenome) e ficou mundialmente famoso como vocalista.


Dorothea Hurley nasceu em 29 de setembro de 1962 em Nova Jérsei, EUA. Foi campeã juvenil de caratê e se tornou mestre e instrutora do esporte, sendo considerada a quarta maior mestre no cinturão verde em 1994. É atualmente mestre faixa preta no quarto grau e co-dirige uma cadeia de restaurantes (JBJ Kitchen) onde os clientes são encorajados a comprar refeições para os desabrigados.

O ano era 1980 e tanto Jon como Dorothea frequentaram a mesma escola secundária em Nova Jérsei, a Sayreville War Memorial e foi lá que eles se conheceram, porém não começaram namorando. Ela namorava um amigo de Jon chamado Bobby e o primeiro contato entre eles foi em uma aula de história, durante uma prova. O jovem John Francis resolveu dar uma espiadinha nas respostas da colega e ela não deve ter gostado disto na hora. Posteriormente Bobby se alistou na marinha e saiu da cidade...

"...você conhece a regra dos cinco segundos quando deixa cair uma torrada no chão? Eu dei a ele três semanas. Nós começamos a namorar, e isso foi o fim daquilo"
Jon Bon Jovi

Inclusive existe uma música de Jon chamada Bobby's Girl (A garota do Bobby) que nunca foi lançada oficialmente mas foi gravada como uma demo e comprova a história.


O namoro durou quatro anos, mesmo depois de a banda fazer sucesso mas, segundo o livro Sex Drugs and Bon Jovi, escrito pelo empresário da banda, Rich Bozzett, Jon se apaixonou pela atriz Diane Lane e largou a namorada. A reviravolta ocorreu dez meses depois quando ele descobriu que ela também estava tendo um caso com o guitarrista de sua banda, Richie Sambora.

Diane Lane e Jon Bon Jovi

Caindo na real, que tinha cometido um grande erro, resolveu pedir perdão e a volta com Dorothea. Ela aceitou e em 29 de abril de 1989 ele estava em um hotel em Los Angeles com ela e disse...

"Tenho uma ideia. Por que não vamos agora? Ela disse: -Você está fora de si-. Eu disse: -Vamos lá. O que é melhor do que isso agora, neste momento?"
Jon Bon Jovi

"Nós não contamos à uma alma. Pegamos um pequeno avião de transporte, pegamos um táxi e nem passamos a noite lá. O taxista foi a testemunha. Voltamos para L.A. antes do horário de encerramento, e isso foi no sábado, então não vimos ninguém no domingo"
Jon Bon Jovi

Se casaram na Capela do Casamento de Graceland sob a benção de Elvis Presley (um sósia, é claro!) sem ao menos terem as alianças para trocarem na cerimônia. Eles tinham 27 anos de idade. As críticas vieram de todos os lados, obviamente a família se sentiu ofendida e os produtores da banda acharam aquilo um disparate com relação a carreira de rock star de Jon, mas isto não os abalou e sabiam que estavam realmente apaixonados.

"Fizemos isso por nós e não ligamos para nada, eu recebi muita crítica por isso, da banda, meus pais, Doc McGhee (gerente do Bon Jovi). Todo mundo estava chateado. Demorei alguns dias até perceber que não dou a mínima para o que alguém pensa"
Jon Bon Jovi

O ocorrido com a atriz Diane Lane, teria dado origem à música You Give Love a Bad Name (Você dá ao amor uma má reputação) do terceiro álbum da banda, Slippery When Wet, mas ninguém da banda admitiu que fosse verdade.

Apesar de alguns deslizes de Jon o relacionamento deles continuou firme e sempre mais sólido a ponto dele dizer que é o cara mais sortudo do mundo por ter se casado com ela, pois ela é a cola que mantém sua família unida.

"Eu sou o louco visionário com todos os tipos de coisas voando, assim as costuras vão se desfazendo. Ela é quem me segue com a cola, a linha e a agulha, mantendo tudo unido"
Jon Bon Jovi


Eles separam a vida de músico de Jon da vida como pai e marido para que isso não interfira no casamento e mantenha os filhos com os pés no chão. Fora do palco ele usa sempre o sobrenome Bongiovi. Ela diz que ele é um pai e marido maravilhoso, sempre presente e responsável.

"Nós faremos funcionar"
Dorotheia Bongiovi

Tiveram um grande problema familiar relacionado a sua filha mais velha, Stephanie em 2012, quando a jovem de 19 anos foi encontrada em seu dormitório na faculdade com uma overdose de opiáceos (medicamentos para a dor a base de ópio) durante a gravidez, tendo sido internada às pressas em um hospital. O casal tentou inutilmente manter o ocorrido em segredo e foi muito criticado pela mídia que os acusou de serem pais ruins. Dorothea rebateu dizendo que esperava que seus críticos nunca tivessem que passar por uma situação tão desesperadora.

Juntos criaram em 2006 uma fundação filantrópica que constrói casas para doação.

"Minha esposa faz todo o trabalho e eu ganho todo o crédito"
Jon Bon Jovi

"Ela é a musa de todas as baladas melosas que eu escrevo. É obvio. Eu tento dosar isso sem ficar muito meloso"
Jon Bon Jovi

Eles têm quatro filhos, Stephanie Rose Bongiovi (1993), Jesse James Bongiovi (1995), Jacob Bongiovi (2002) e Romeo Jon Bongiovi (2004) e em todo 29 de abril comemoram a data em que se casaram.




sexta-feira, 9 de agosto de 2019

DICIONÁRIO MUSICAL - ARTICULAR


Executar música com ARTICULAÇÃO.

Veja o verbete ARTICULAÇÃO >AQUI<.


DICIONÁRIO MUSICAL - ARTICULADO


Que tem articulação.

Veja o verbete ARTICULAÇÃO >AQUI<.


DICIONÁRIO MUSICAL - ARTICULAÇÃO


Na música significa a separação entre os sons. Deve-se dar clareza e nitidez às notas executadas ou sons percutidos, distinguindo-os uns dos outros.

Algumas técnicas indicadas na teoria musical ajudam o intérprete a criar a articulação, como por exemplo o Acento, o Marcato, o Portato, o Staccato e o Tenuto.


quinta-feira, 1 de agosto de 2019

VERBORRAGIAS - MÚSICA E FRASES DE JOE SATRIANI


Sabe aquelas frases polêmicas, engraçadas, geniais ou até mesmo estúpidas ditas por celebridades da música?


JOE SATRIANI



"18 de setembro de 1970. Jimi Hendrix morreu. Eu ainda estava no time de futebol (americano) quando recebi a notícia. Então eu tirei meu capacete e encontrei o treinador para dizer a ele que estava saindo do time. Em um momento de brilho, ele me deu uma olhada e disse - OK!"

"É muito ruim quando a música é tão perfeita que você não precisa mais ouvir"

"Estude sempre coisas novas. Não adianta tocar a mesma coisa várias e várias vezes, pois você chega a um certo ponto e fica estagnado. A cada nova semana, introduza à sua rotina um novo grupo de aberturas, de acordes, afinações e padrões de escala. Não é necessário saber como usar imediatamente, apenas faça seus dedos irem a novos lugares e deixe a musicalidade fluir"

"Eu escrevo as músicas primeiro e, na maioria dos casos, desenvolvo a técnica em segundo lugar"

"Eu me orgulho de ser incorrigível. Eu tenho muita dificuldade em saber o que fazer"

"Eu posso me envergonhar muito facilmente na guitarra"

"Eu suponho que a maioria dos guitarristas sejam como eu. Eles estão tocando, se divertindo. Então eles pegam uma revista que diz "Tocar com velocidade já era" e eles dizem: "Que porra é essa?" Eles a jogam fora e continuam tocando"

"Guitarras são divertidas. Existem muitos tipos diferentes para tocar. Elas tem uma aparência legal. Elas soam legais. Você não quer tocar guitarra!?"

"Ideias de músicas me chegaram no meio de entrevistas, no chuveiro, ou enquanto estou escrevendo outra música"

"Minha primeira lição (de guitarra) durou duas semanas e foi 'Jingle Bells'. Não fazia o menor sentido. Eu queria saber tocar como o Hendrix!"

"Não ser capaz de tocar o que ouço na minha cabeça - essa é a maior fonte de frustração"

"Para mim, Jimi Hendrix foi o mais profundo guitarrista de Blues. Ele tocava, ao mesmo tempo, triste e alegremente"

"Quando eu acordo de manhã e olho no espelho, definitivamente não vejo um deus da guitarra"

"Quando você ouvir algo que não gosta, nunca escute novamente"

"Quando você pensa sobre onde a técnica da guitarra está indo hoje...; ela está indo a todos os lugares ao mesmo tempo"

"Relaxe. Seja você mesmo. Toque muito (guitarra)"

"Se alguém pode relacionar o meu solo de guitarra a um exercício em um livro, isso não é nada divertido"

"Sempre fiz a 'coisa errada' e passei um tempo maravilhoso fazendo isso"

"Sempre gastei muito tempo em meus discos no que eu acho que eram abordagens rítmicas únicas… mas ninguém nunca escreve sobre o seu ritmo tocando"

"Solos, eu meio que não me importo com isso. Eu sei que a maioria das pessoas provavelmente pensa que é com isso que mais me importo, mas é realmente a melodia que fundamenta o que eu estou trabalhando"

"The Squares nunca se encaixou. Nós não éramos rock o suficiente. Nós não éramos alternativos o suficiente. Nós não éramos novos o suficiente e não éramos punk o suficiente. Talvez nós não fossemos as pessoas certas para a banda" (The Squares foi a banda na qual participou antes de seguir carreira solo)

"Vou te dizer uma coisa - Eu vou sempre tocar a porra da minha guitarra!"