Expressão do latim (ars = técnica / per = através de / formáre = dar forma) significando a "atividade de dar forma" a algo.
Nas artes isso se relaciona às atividades como o canto, a dança, a mágica, a mímica, o malabarismo, a música... onde a obra não se apresenta pronta, mas tem que ser desenvolvida e apresentada diretamente ao espectador ou de maneira solitária pelo artista.
O violonista brasileiro Yamandu Costa |
Esta expressão não é muito precisa e extremamente abrangente, pois mesmo artes consideradas estáticas - como as artes plásticas, por exemplo - acabam tendo seu momento de performance quando são criadas, ou até mesmo tem interação com o público depois de prontas. O teatro por exemplo é considerado por alguns como arte cênica, e também se enquadra no contexto performático. A poesia também se apresenta de formas variadas podendo ser performática.
Não existe um consenso para determinar quais artes seriam puramente performáticas, de modo que esta é uma expressão mais explicativa do que realmente classificatória. Mas de forma geral a música é considerada quase sempre uma arte performática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário