quinta-feira, 26 de julho de 2018

DICIONÁRIO MUSICAL - ARCO


Dentro do universo da música, ARCO pode se referir a várias coisas.

O mais tradicional é pensarmos no arco para friccionar as cordas dos instrumentos da família do violino. Consiste em uma vareta de madeira (normalmente pau-brasil) levemente encurvada que tem presa em suas extremidades (ponta e talão) um feixe de fios (tradicionalmente de crinas de cavalo, mas atualmente o mais comum são fios de nylon). Este feixe é tensionado por um mecanismo de ajuste (parafuso) e deve receber uma camada de resina, chamada breu, que é responsável por criar o atrito entre a corda e a crina quando é feito o movimento do arco.


O arco já é utilizado há milênios, desde a Antiguidade Clássica, porém o formato moderno é creditado a François Tourte no séc. XVIII, que não era luthier (construtor de instrumentos musicais) e sim relojoeiro. Até hoje a construção do arco é responsabilidade de um profissional exclusivo dele, chamado arqueteiro.

Arco de violino anterior ao séc. XVIII
Arco curvo, típico na Antiguidade

É curioso que quanto maior o instrumento de cordas da orquestra, menor é o seu arco e o contrabaixo tem dois tipos de empunhadura de arco, o arco francês, com empunhadura pela frente como nos outros instrumentos e o arco alemão (também chamado Tedesco ou Dragonetti) com empunhadura por trás (criado pelo italiano Domenico Dragonetti).

Arcos de contrabaixo. A sima o arco alemão e a baixo o arco francês.

Pode se referir também a um instrumento musical com milênios de existência e que pode ter sido, na Antiguidade, o mesmo do arco-e-flecha, não se sabe com certeza qual surgiu primeiro, a arma ou o instrumento, mas existem pinturas rupestres datadas de 13.000 a.C. na França, em que o arco é utilizado como instrumento musical.

Arco musical na África

Arco usando a boca como ressonador (América do Norte)

Há uma grande variedade destes instrumentos pelo mundo, chamados genericamente de ARCOS MUSICAIS, os mais tradicionais são encontrados entre os índios apalaches na América do Norte (usando a boca como ressonador), em diversas nações africanas e no Brasil o mais conhecido de todos, o Berimbau.

Berimbaus brasileiros

Também pode se referir a uma peça dos instrumentos de percussão, que consiste em um tipo de cinta de madeira ou metal, que rodeia o fuste (corpo) do instrumento e serve para retesar a membrana que produz o som quando percutida, porém o mais comum é que essa peça seja chamada de ARO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário