É um instrumento de percussão (membranofone) tipicamente brasileiro, mas com origem sincrética. Seu nome vem do árabe al-tabaq, e significa prato, mas existem exemplares em quase todo o mundo antigo, Ásia, África e Américas.
Consiste em um tambor geralmente pequeno, mas podendo ser bem grande, com uma só membrana, de pele ou material sintético, distendida em um dos lados do fuste, este normalmente de madeira. A membrana pode ser distendida por cordas e cunhas ou por ferragens e parafusos.
É tocado com as mãos, ou com duas baquetas, ou com uma baqueta e uma mão.
No Brasil é usado na música popular (geralmente com influência africana) e no candomblé e na umbanda é considerado um instrumento sagrado. Na África e na Ásia, era uma espécie de tambor afunilado, com couro de um lado só, percutido com as mãos e usado na guerra e para comunicação a distância. Entre os indígenas era usado nas danças ritualísticas.
Dependendo da região brasileira, pode ser chamado por diversos nomes como atabal, atabalaque, atabale, carimbó, curimbó, tabaque, tambaque ou timbale.
Palavra de origem árabe (at-tabal) que também deu origem a palavra atabaque, instrumento um pouco diferente. É um instrumento de percussão de baixa altura, com fuste de metal e membrana em um só lado, muito usado em conjuntos de percussão (baterias) em pares com afinações diferentes.
Sabe aquelas frases polêmicas, engraçadas, geniais ou até mesmo estúpidas ditas por celebridades da música?
ERIC CLAPTON
"A guitarra brilhava e tinha algo virginal. Parecia um dispositivo elegante vindo de outro universo e, enquanto tentava dedilhar, senti que estava entrando no território da maturidade" (sobre o início com a guitarra)
"A música sempre encontrará seu caminho até nós, com ou sem negócios, política, religião ou qualquer outra besteira associada. A música sobrevive a tudo e, como Deus, está sempre presente. Não precisa de ajuda e não sofre impedimentos"
"A música tornou-se meu alívio e aprendi a ouvi-la com todos os cinco sentidos. Descobri que dessa maneira eu poderia apagar todos os sentimentos de medo e confusão relacionados à minha família. Estas foram ainda mais exacerbadas em 1954, quando eu tinha nove anos de idade"
"A única educação musical que tive foi descobrir sobre o blues. Quer dizer, eu queria saber tudo"
"Alguns dizem que sou revolucionário. Isso não faz sentido, tudo o que fiz foi copiar o BB King"
"Ao escolher um violão notei que estava desgastado... É como entrar em um restaurante. Se estiver lotado, tem comida boa"
"Criar uma música é tão fácil quanto moldar um sentimento"
"Encontrei meu deus na música e nas artes, com escritores como Hermann Hesse e músicos como Muddy Waters, Howlin Wolf e Little Walter. De alguma forma meu deus sempre esteve lá, mas agora eu aprendi a falar com ele"
"Eu estava interessado em roqueiros brancos até descobrir Freddie King"
"Eu não me encaixava realmente em esportes ou atividades de grupo como qualquer criança, não conseguia encontrar um lugar. E a música não fazia parte do currículo geral"
"Eu odeio a minha voz. Eu não gosto do jeito que eu canto. Tudo soa como se eu tivesse dezesseis e morasse no Surbiton. Eu faço o meu melhor para tentar e sentir isso. Você sabe, quando eu assisto Ray Charles cantar eu penso -é isso, é dessa forma que deve ser feito-. Ele se lembra de milhares de canções e canta todas como se fosse a música mais importante que ele conhece. Não é como ler isso ou fazer como outra pessoa. Ele faz do fundo do seu coração, todas as vezes, todos os dias. E essa é a inspiração. Essa é a minha influência. Mas eu estou, eu estou impregnado com tanta auto-dúvida sobre o meu canto que é muito difícil para mim obter essa liberdade que esses cantores têm"
"Eu sou e sempre serei um guitarrista de blues"
"Eu tenho o talento dado por Deus, ou a oportunidade dada por Deus"
"Eu tinha muito ciúmes de Jimi Hendrix. Quando as pessoas me perguntavam dele após a sua morte, eu me comportava como se Hendrix fosse uma ex- namorada ou irmão meu que tinha morrido"
"Fiquei convencido de que, por alguma estranha razão, eu era invulnerável e não ficaria viciado, mas o vício não negocia e pouco a pouco se espalhou dentro de mim como nevoeiro" (sobre o álcool e a cocaína)
"Foi o mais barato de produzir e exigiu a menor quantidade de preparação e trabalho. Mas se você quiser saber o que realmente me custou, vá para Ripley e visite o túmulo do meu filho" (sobre o álbum acústico)
"Minha principal filosofia sobre como fazer música é que você pode reduzir tudo a uma única nota, se essa nota for tocada da maneira mais sincera"
"O único planejamento que faço é aproximadamente um minuto antes de tocar. Tento pensar em algo que funcione, mas nunca me preparo para elaborar um solo nota por nota"
"Para mim há algo primitivamente calmante na música, vai direto para o meu sistema nervoso, então eu me sinto com dez metros de altura"
"Se você me der uma guitarra, eu tocarei blues. É para onde eu vou automaticamente"
"Ser o autor de algo tão poderoso é algo com o qual nunca serei capaz de me acostumar. Ainda me perturba quando eu toco" (sobre a música Layla)
Sabe aquelas frases polêmicas, engraçadas, geniais ou até mesmo estúpidas ditas por celebridades da música?
FREDDIE MERCURY
(Vocalista do Queen)
"A imprensa nos odiava durante nossos primeiros anos porque não prestamos atenção a eles e eles não puderam fazer isso conosco, e esse também foi o caso do Led Zeppelin"
"A pior doença é o tédio"
"A razão para o nosso sucesso, querido? Meu carisma, é claro!"
"Achei que o grupo duraria uns 5 anos. Depois eu ia ser faxineiro"
"Acho que me dou bem com a maioria das pessoas. Tenho certeza que até me daria bem com o King Kong"
"Acho que minhas melodias são superiores às minhas letras"
"Acho que ser natural e sincero é o que conta"
"Adoro estar cercado por coisas extravagantes"
"As pessoas ficam nervosas quando me conhecem. Elas acham que eu vou comê-las"
"As pessoas não gostam das minhas entrevistas. Francamente, não estou nem aí pra elas"
"As pinturas modernas são como mulheres, você nunca as apreciará se tentar entendê-las"
"Até hoje tem gente que me pergunta o que eu quis dizer em Bohemian Rhapsody. Respondo que não sei, detesto analisar minhas músicas para os outros"
"Detesto escrever letras, não sou um poeta. Quero um letrista... Mentira! Prefiro fazer tudo sozinho, sou uma puta gananciosa!"
"Esqueça os rumores da nossa separação, estaremos juntos até a morte" (sobre o Queen)
"Eu gosto de couro. Eu gosto de imaginar que sou uma pantera negra"
"Eu gosto de pessoas que vem de longe para um show do Queen sentindo-se completamente entretidas, tendo se divertido. Acho que as canções do Queen são puro escapismo, como ir ver um bom filme - depois disso, elas podem ir embora e dizer que foi ótimo, e voltar para os seus problemas. Eu não quero mudar o mundo com a nossa música. Não há mensagens escondidas em nossas músicas, com exceção de algumas do Brian"
"Eu me apaixono muito rápido e acabo se machucando o tempo todo. Tenho cicatrizes por toda parte. Mas eu não posso me ajudar, porque, basicamente, eu sou um molenga, eu tenho essa casca dura machista que eu projeto no palco, mas há um lado muito mais suave também, que se derrete como manteiga"
"Eu me divirto com minhas roupas no palco. Não é um show que você vê, é um desfile de moda"
"Eu me visto para matar, mas com bom gosto"
"Eu não fico parado em casa lendo livros, acho isso uma perda de tempo. Eu quero viver, e não fico me preocupando com isso ou aquilo, ou o que vão pensar de mim. Sabe por que vivo tranqüilo? Por que Deus cuida de mim. Ele cuida da minha alma e sabe o que fazer com ela"
"Eu não fui feito para ir para o paraíso. Não, eu não quero ir pro paraíso. O inferno é muito melhor. Pense em todas as pessoas interessantes que você vai encontrar lá embaixo"
"Eu não me considero um líder. A pessoa mais importante? Talvez"
"Eu não me importo de morrer amanhã. Eu vivi até o limite máximo"
"Eu não serei um astro do rock, serei uma lenda!"
"Eu não sinto ciúmes de seus amantes porque, claro, ela tem uma vida para levar, e eu também. Basicamente eu tento ter certeza que ela está feliz com quem ela está e ela tenta fazer o mesmo por mim. Nós cuidamos um do outro e isso é uma forma maravilhosa de amor. Eu poderia ter todos os problemas do mundo, mas eu tenho Mary que me deixa completo" (sobre sua única namorada)
"Eu quero levar uma vida vitoriana, cercado por uma desordem primorosa"
"Eu respeito muito a realeza"
"Eu sempre soube que eu era um astro, e agora todo o resto do mundo parece concordar comigo"
"Eu sou muito emotivo. Eu acho que posso enlouquecer em vários anos"
"Eu sou romântico, mas eu coloco uma barreira ao meu redor e é difícil para as pessoas entrarem e conhecerem o meu verdadeiro eu"
"Eu sou tão poderoso no palco que eu pareço ter criado um monstro. Quando estou me apresentando eu sou uma pessoa extrovertida, mas por dentro eu sou um homem completamente diferente"
"Eu sou uma prostituta musical, querido!"
"Fazer tudo de novo? Por que não? ...Eu faria um pouquinho diferente"
"Led Zeppelin é a maior. Robert Plant é um dos vocalistas mais originais de todos os tempos. É uma banda de rock que sabia o tipo de sucesso que queria"
"Minha luva... gostaram dela? Foi um presente do Diabo em pessoa"
"Montserrat Caballé é sensacional. Ela tem o mesmo tipo de emoção que Aretha Franklin. O jeito que ela interpreta uma música é muito natural. É um dom muito diferente"
"Muito do que eu faço é fingimento, é como ser ator. No palco, finjo que sou machão e tudo mais. Nos clipes eu faço vários personagens, sempre fingindo"
"Não estou preocupado com os erros que possa cometer. Sou velho demais para isso"
"Não gosto que meus dentes sejam tão proeminentes. Eu quero consertá-los, mas não tenho tempo. No resto, sou perfeito"
"O dinheiro pode ser vulgar, mas é majestoso"
"O que eu vou fazer daqui a vinte anos? Eu vou morrer querido! Você está louco?"
"Quando eu estiver morto, quero ser lembrado como um músico de certo valor e conteúdo"
"Quanto maior melhor. Em todos os sentidos"
"Se é planejado, é chato"
"Sempre achei que seríamos grandes... E somos!"
"Somos um grupo muito caro, quebramos muitas regras. É inédito combinar ópera com um tema de rock"
"Sou amado por milhares de pessoas, mas me acho o homem mais solitário do mundo"
"Sou uma bagunça com dinheiro. Eu simplesmente gasto o que tenho"
"Todos os meus amantes me perguntam porque eles não poderiam substituir Mary, mas é simplesmente impossível. A única amiga que eu tenho é Mary e eu não quero mais ninguém. Para mim, ela era minha esposa da lei comum. Para mim, foi um casamento. Acreditamos um no outro, isso é o suficiente para mim" (sobre sua única namorada)
"Um concerto não é uma apresentação ao vivo do nosso álbum. É um evento teatral"
"Você pode imaginar como é terrível quando você tem tudo e você ainda está desesperadamente só? Isso é terrível para além das palavras"
"Você pode ter tudo no mundo e ainda ser o homem mais solitário. E esse é o tipo mais amargo de solidão, o sucesso trouxe-me idolatria mundial e milhões de libras, mas ele me impediu de ter uma coisa que todos nós precisamos: uma relação amorosa permanente"
É o nome antigo do que chamamos hoje de timbale. Tem origem no árabe atabal (at-tabl) e significava tambor. Apesar da semelhança dos nomes o ATABAQUE, que também é de percussão, é um instrumento de origem sincrética um pouco diferente.
Já no século XVIII era o nome dado a um tipo de castanhola provida de uma empunhadura, um cabo.
Palavra do italiano que significa bastante, muito, e é usada como termo de expressão musical, geralmente junto a um termo referente ao andamento da música reforçando seu significado, como por exemplo:
Allegro assai = bastante alegre, muito rápido
Largo assai = bastante espaçado, muito lento
Presto assai = bastante rápido, muito acelerado
Outra expressão de reforço usada é MOLTO (muito). Também existem as que abrandam ou atenuam o movimento, por exemplo POCO (um pouco) ou MA NON TROPPO (mas não muito).