sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

DICIONÁRIO MUSICAL - ARPEJO


Termo que se refere a um ornamento, ou mais especificamente a uma forma de execução de notas nos instrumentos musicais que conseguem produzir e manter sons consecutivamente. O termo tem origem no italiano (arpeggio) se referindo ao som da harpa onde as cordas se mantem vibrando juntas após serem tangidas.

Diferente dos acordes, onde as notas são tocadas todas ao mesmo tempo, e das escalas, onde cada nota é tocada de maneira isolada das outras, os arpejos são uma sucessão de três ou mais notas tocadas simultaneamente com seus sons sobrepostos, tendo desta maneira as características tanto dos acordes (com sons harmoniosamente sobrepostos) quanto das escalas (uma sequência rápida de sons).

Na escrita musical o arpejo é representado como um acorde (com as notas sobrepostas) antecedido por uma linha ondulada representando a execução separada das notas, mas também pode ser escrito com as notas representadas de maneira consecutiva.



Quando um instrumento musical não pode produzir mais de uma nota ao mesmo tempo ou no caso de uma voz, pode-se juntar três ou mais e desta forma produzir arpejos com instrumentos ou vozes de maneira conjunta.

Também pode ser escrito com a inicial "H" - HARPEJO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário