sexta-feira, 17 de abril de 2015

LADY GAGA É HOMEM


Desde sua aparição em 2008 com seu videoclipe Poker Face, Lady Gaga tem atraído a atenção da mídia e público por causa de suas temáticas polêmicas, primeiramente pelo seu visual andrógino e sempre extravagante, pelos assuntos tratados em sua música e também por alguns assuntos relativos a sua vida pessoal. Dentre as diversas lendas sobre ela a principal é sobre seu verdadeiro gênero, pois muitos afirmam categoricamente que Lady Gaga é um homem.

Tudo começou em 2009 quando o site Female First postou um vídeo com um trecho do show em Glastonbury onde Gaga sai de cima de uma scooter e acaba com o vestido alto, mostrando algo a mais do que o esperado para uma mocinha, isso, aliado ao seu estilo andrógino despertou uma legião de conspiracionistas que foram atrás de mais provas de que Gaga era na verdade um travesti e que as roupas exageradas eram para esconder seus traços masculinos.


O estilo de Lady Gaga rendeu outra polêmica no mesmo ano. A cantora Christina Aguilera foi acusada pelos fãs de Gaga de estar copiando o look dela, ao que Aguilera respondeu:

Essa pessoa foi trazida a minha atenção há pouco tempo. Eu não tenho muita certeza quem essa pessoa é, pra ser honesta, eu não sei se é um homem ou uma mulher


Nos meses seguintes muitas fotos com evidências começaram a aparecer e se juntar ao vídeo e aos testemunhos de pessoas que diziam saber que Gaga não era uma mulher, até mesmo um site foi criado especificamente para reunir essas evidências (LadyGagaIsAMan). Já em 2011 em entrevista para a revista Vanity Fair, falando sobre relacionamentos com outros artistas, ela deu essa declaração que para muitos foi como uma verdadeira confissão:

Vira uma competição para ver quem tem o pênis maior. Se eu for para o piano e escrever uma música rapidamente, ele vai ficar nervoso por causa da minha facilidade para compor. Mas é quem eu sou, e não peço desculpas por isso


Quando o assunto começou perder força surgiu paralelamente outro, o de que na verdade ela seria um hermafrodita, um indivíduo que apresenta características dos dois sexos ao mesmo tempo (os médicos preferem chamar essas pessoas de intersex) o que parecia ser mais verdadeiro, pois com o tempo o passado de Lady Gaga começou a ser conhecido e ficou claro que ela cresceu como uma menina, o que é muito comum para os intersex. O mesmo site que havia publicado o primeiro vídeo também publicou uma declaração de Gaga sobre o assunto para a revista HeatWorld:

Sim, eu tenho um órgão sexual masculino e um feminino, mas me considero uma mulher. É só um pouco de pênis que não interfere em nada em minha vida. Eu sou sexy e gostosa


A prova final para os defensores da teoria foi o surgimento de um novo personagem na história. Trata-se de Jo Calderone, um jovem magro, de cabelos curtos e nada feminino. Ele apareceu como o homem da capa da revista Vogue Japão de setembro de 2010 e foi apresentado como o alter ego de Lady Gaga. Alter ego é um termo usado em psicologia e vem do latim, alter = outro e egus = eu, desta maneira acabou ficando claro que a cantora tinha realmente um lado masculino e outro feminino.


Será?

Uma coisa fica bem clara nessa história toda, quando surge uma polêmica ligada à Lady Gaga, imediatamente ela aparece na mídia e sua fama aumenta. O visual andrógino se encaixa perfeitamente na ânsia de auto identificação atual, estamos em meio a uma revolução nos conceitos de relacionamentos afetivos entre gêneros, ser andrógeno é ao mesmo tempo curioso e popular, e o marketing de Gaga é exatamente este.

Não se sabe o que o site Female First pretendia ao criar a polêmica, mas parece que só fez bem para a popularidade de Gaga. O vídeo na verdade foi postado com uma baixa qualidade, de modo que não se pode ter certeza do que é o tal “volume” sob o vestido da cantora, mas as imagens originais têm uma qualidade bem melhor permitindo que quem quiser faça por si só uma avaliação própria.

Quanto ao figurino de Gaga, ninguém consegue me convencer de que seja para esconder qualquer coisa, pelo contrário, se ela tivesse que esconder algo seria a forma perfeita de álibi – “como eu posso ser um homem com essas roupas que estou usando?”. Criar a dúvida pode não ter sido a ideia inicial, mas para mim ela surgiu naturalmente na grande maioria das pessoas e os produtores da cantora viram aí uma ótima oportunidade de negócios. Christina Aguilera acabou botando mais lenha na fogueira.


O site criado com uma coleção de fotos com as “provas” pode ter sido criado até mesmo pelos próprios agentes de Lady Gaga, assim como o vídeo editado em baixa qualidade e também os depoimentos que nunca foram provados serem da cantora. Quanto à entrevista para a revista Vanity Fair, não é preciso ser um especialista em interpretação de texto para ver que a expressão “ver quem tem o pênis maior” significa “brigar por algo sem sentido”.

As fotos não revelam nada, mas com certeza deixam dúvidas, porém nada além disso. Da mesma forma o assunto sobre hermafroditismo surgiu como algo mais plausível para os conspiracionistas, afinal ela tem um passado, uma família, registros antes da fama e nada parecia apoiar uma identidade masculina anterior.


Seu nome verdadeiro é Stefani Joanne Angelina Germanotta, nascida em Nova Iorque em 1986 em uma família de classe média alta e estudou em um colégio católico. O nome artístico surgiu a partir da canção Radio Gaga do Queen, que ela cantava constantemente, foi o parceiro compositor e produtor Rob Fusari quem lhe deu o nome artístico.


Quanto ao alter ego, Jo Calderone, fica difícil não vê-lo como mais uma cartada de marketing, a bola estava quicando na frente da área, sem goleiro, mais um gol de Lady Gaga. Desde a adolescência ela se dedicou ao teatro, fazendo várias peças e pequenas aparições como na série de TV Os Sopranos em 2001, então ela desenvolveu um personagem para isso, tirou as fotos para a revista Vogue do Japão e também fez aparições ao vivo como Jo Calderone.

 

O que se conclui disso? Lady Gaga é uma mulher? Mister Gaga é um homem? Shemale Gaga é ambos?

Ela já teve que falar sobre o assunto, é claro, diversas vezes, e sempre negou tudo. A apresentadora Barbara Walters da ABCNews lhe perguntou diretamente isso em 2009:

Walters – “Você sabe, há também esse estranho rumor de que você é parte homem, parte mulher. Você já ouviu esse boato, Gaga?

Gaga – “Sim.”

Walters – “Verdade?

Gaga – “Não.


POKER FACE!!!


4 comentários:

  1. que tudo mais eu amo ela nao falem de minha diva

    ResponderExcluir
  2. Eu acho q é um homem,,,pois parece por causa da voz😨😨

    ResponderExcluir
  3. ela é maravilhosa uma Diva pop incrível ela parece sim um homem mais não importa ela continua maravilhosa e lindaa

    ResponderExcluir
  4. Ela é mulher mas tem os 2 órgãos... se desde pequena ela foi criada como uma mulher então ela é mulher

    ResponderExcluir