sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

DICIONÁRIO MUSICAL - ALUSÃO


Palavra originária do latim (alludere, do jogo ou para brincar) e que em música é uma figura de linguagem sonora sutil que traz referências diretas a fatos, personagens ou objetos previamente ligados a esses sons figurativos. 

Uma alusão pode ser obtida de várias maneiras. Um ou mais instrumentos podem imitar sons de animais ou objetos, ou podem ser acrescentados trechos de músicas referentes ao tema a ser aludido. Dentro de uma peça historiada, uma melodia ou um instrumento, ligados a um personagem, podem se referir ao mesmo sem a necessidade de inseri-lo diretamente no contexto. 

A alusão só será bem sucedida se o ouvinte já tiver um conhecimento prévio da referência sonora, caso contrário entenderá como sendo apenas mais um som ou trecho novo na obra. É um recurso muito usado na música descritiva.

Um bom exemplo é a Abertura 1812 de Tchaicovsky comemorando a derrota dos exércitos franceses ao tentar invadir a Rússia. Em diversos momentos são ouvidos sons alusivos à batalha, como tiros de canhão (ou armas de fogo dependendo do local onde a obra é executada), também são ouvidos trechos do hino francês que é abafado por melodias típicas russas e no final aparecem os sons dos sinos das cidades anunciando a vitória das forças russas.

No vídeo a Abertura 1812 interpretada pela Filarmônica de Berlim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário