sábado, 13 de fevereiro de 2016

VERBORRAGIAS - MÚSICA E FRASES DE LUDWIG VAN BEETHOVEN

Sabe aquelas frases polêmicas, engraçadas, geniais ou até mesmo estúpidas ditas por celebridades da música?

LUDWIG VAN BEETHOVEN
(Compositor e maestro erudito alemão)


“A alma sensível é como a harpa que ressoa com um simples sopro”

“A música deve trazer paz ao coração dos homens e lágrimas aos olhos das mulheres”

“A música é capaz de reproduzir, em sua forma real, a dor que dilacera a alma e o sorriso que inebria”

“A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia”

“A música é uma revelação maior do que toda a sabedoria e filosofia”

“A verdadeira amizade pode basear-se somente na união de modos de ser semelhantes”

“A verdadeira arte é imperecível”

“A vibração no ar da respiração de Deus fala à alma dos homens. Música é a linguagem de Deus. Nós músicos estamos o mais perto que os homens podem estar de Deus. Nós escutamos a sua voz. Nós lemos os lábios Dele. Nós damos à luz os filhos de Deus. Contamos suas preces. Isso é o que os músicos são”

“Ainda não se levantaram as barreiras que digam ao gênio – Daqui não passarás”

“Aplaudam, meus amigos, a comédia acabou” (Uma das últimas frases de Beethoven no leito de morte)

“Atingi tal grau de perfeição que me encontro acima de qualquer crítica”

“Bach não é um riacho, mas um mar” (Se referindo ao compositor Johan Sebastian Bach. O sobrenome significa “riacho” mas Beethoven diz que ele foi um músico de talento tão imenso como o mar)

“Com homens que não creem em mim, não posso e não quero me associar”

“É mais difícil o estoicismo para um artista que para qualquer outro”

“É o pai da harmonia” (Se referindo ao compositor Johan Sebastian Bach)

“É preciso ser alguma coisa para parecer alguma coisa”

“Esta é a marca de um homem realmente admirável: Firmeza e constância quando se vê diante de um problema”

“Eu amo retidão e integridade e sou da opinião de que ninguém deveria barganhar com um artista”

“Eu só consigo pensar em você, minha amada imortal. Só posso viver plenamente com você ou não posso viver. Fique calma minha vida, meu tudo. Somente com a calma da consideração da nossa existência, alcançaremos nosso propósito de vivermos juntos. Oh! Continue me amando e nunca julgue mal o tão leal coração do seu amado.
A qualquer tempo.
Sempre minha.
Sempre nosso”

 (Trecho de uma das diversas cartas de Beethoven para a sua Amada Imortal cuja identidade nunca foi descoberta)

“Fazer todo o bem que se possa, amar sobretudo a liberdade e, mesmo que seja por um trono, jamais renegar a verdade”

“Já é tarde!” (Últimas palavras de Beethoven)

“Era-me impossível dizer às pessoas – Fale mais alto, grite, porque sou surdo – Como eu poderia confessar uma deficiência do sentido que em mim deveria ser mais perfeito que nos outros, um sentido que eu antes possuía na mais alta perfeição?” (No final da vida Beethoven estava quase completamente surdo)

“Milhares de pessoas cultivam a música, poucas porém têm a revelação dessa grande arte”

“Não existe verdadeira inteligência sem bondade”

“Não há nada mais belo do que distribuir a felicidade para muitas pessoas”

“Não há nada tão belo como aproximarmo-nos da divindade e espalhar os seus raios pela raça humana”

“Não reconheço outra grandeza que não seja a bondade”

“Não somente pratique sua arte, mas force o caminho através de seus segredos, por ela e pelo conhecimento os homens podem se elevar até a divindade”

“No paraíso eu vou ouvir” (Resignado por estar surdo)

“Nunca quebres o silêncio se não for para melhorá-lo”

“O dia-a-dia esgota-me!”

“O gênio é composto por 2% de talento e de 98% de perseverante aplicação”

“O homem aprendeu a escrever os defeitos no bronze e as virtudes na água”

“Os músicos utilizam de todas as liberdades que podem”

“Paciência, aplicação, perseverança e acima de tudo, vontade inabalável de chegar à meta”

“Príncipe, o que és, és acidentalmente por nascimento. O que eu sou, sou por mim mesmo. Príncipes existem e existirão aos milhares, Beethoven há apenas um”

“Quem entende a minha música nunca mais será infeliz”

“Recomenda a teus filhos a virtude, isso pode fazê-los mais reluzentes que o ouro”

“Resignação... que triste palavra! E no entanto é o único refúgio que resta”

“Se Rossini tivesse apanhado mais na infância ele teria sido um bom compositor”

“Sem querer contar vantagem. Eu fui e sou o primeiro. Digam, ladrem, chorem, nada vai mudar o fato de que os ventos me favorecem. Aliás, foi do vento que nasci”

“Tenho paciência e penso – Todo o mal traz consigo algum bem”

“Um grande poeta é a joia preciosa de uma nação”


No vídeo a Sonata ao Luar, 3º movimento Presto Agitato de Beethoven. No piano Valentina Lisitsa.



Um comentário:

  1. A amada que ele didica as suas cartas de "amor" nada mais é que a MAÇONARIA que ele era membro.

    ResponderExcluir