terça-feira, 22 de novembro de 2011

VERBORRAGIAS - MÚSICA E FRASES DE FRANK ZAPPA

Sabe aquelas frases polêmicas, engraçadas, geniais ou até mesmo estúpidas ditas por celebridades da música?



FRANK ZAPPA

(1940 – 1993)







“A emoção de um músico é a coisa mais importante, é o que sobrepõe ao acorde. Se deixar isto de fora, a música não vai lhe tocar”

“A maioria das pessoas não reconheceria uma música boa se ela viesse e as mordesse na bunda”

“A mente é como um pára-quedas. Só funciona se abrí-lo”

“A mulher ideal é aquela que é bonita, adora trepar, e vira uma pizza às quatro da manhã”

“A parte mais feia do seu corpo é sua mente”

“Alguns cientistas acreditam que hidrogênio, por ser tão abundante, é o elemento básico do universo. Eu questiono este pensamento. Existe mais estupidez do que hidrogênio. Estupidez é o elemento básico do universo”

“Bêbados não marcham!”

“Conduzir uma orquestra é abanar as mãos ou um pedaço de pau, criando desenhos no ar, onde são interpretados como mensagens musicais por gente de fraque, que preferiria estar pescando”

“Depois que comecei a usar computadores na música saí para tocar ao vivo com músicos humanos. Vivi o suficiente para me arrepender”

“Droga não é o mal. A droga é um composto químico. O problema começa quando pessoas tomam drogas como se fosse uma licença para poderem agir como babacas”

“Drogas são horríveis. Elas acabam com seu coração, seu fígado e seu cérebro. E o pior de tudo é que deixam você igual aos seus pais”

“Esporte é droga. Pratique guitarra”

“Estou satisfeito que a garotada esteja fingindo deixar os estudos, porque assim que percebam que esta não é a resposta, estarão prontos para algum tipo de ação”

“Estupidez até pode ter certo charme. Ignorância não”

“Eu gosto de fazer coisas que são teoricamente impossíveis e fazê-las funcionar”

“Existe mais canções de amor do que qualquer outro tipo. Se canções influenciassem as pessoas, amaríamos uns aos outros”

“Existem vários guitarristas muito bons por aí, mas posso lhe garantir que sou o único fazendo as coisas que faço. Isto porque não me apresento como um astro. Vou lá pra tocar composições”

“Funciona assim: Pegue qualquer melodia, seja ela qual for, Beethoven ou música Havaiana, toque na guitarra, adicione baixo e bateria e as pessoas chamarão de rock n’ roll

“Há uma grande diferença entre se ajoelhar e ficar de quatro”

“Historicamente os músicos sentem-se feridos quando a audiência se mostra insatisfeita. Nós não nos sentimos assim. Nós dizemos para a audiência se danar”

“Informação não é conhecimento. Conhecimento não é sabedoria. Sabedoria não é a verdade. Verdade não é beleza. Beleza não é amor. Amor não é música... Música é o melhor”

“Jornalismo musical é gente que não sabe escrever entrevistando gente que não sabe falar pra gente que não sabe ler”

“Meu conselho para quem quer ter uma criança sadia e feliz é mantê-la o mais longe possível de uma igreja. Crianças são ingênuas e confiam em todo mundo. Escola já é ruim, mas se levá-la para a igreja, então está querendo mesmo problemas”

“Minha música é como um cinema para os ouvidos”

“O Jazz não morreu. Ele apenas ficou com um cheiro estranho”

“Pessoas consomem produtos via respiratória para poderem diminuir seu nível intelectual e assim poderem se sentir parte da turma. Afinal, ninguém gosta de andar com quem é mais inteligente do que você. Isto não é divertido”

“Política é o departamento de entretenimento da indústria”

“Ritmicamente meus solos são influenciados pela palavra; harmonicamente, são ou pentatônicos ou orientados para uma fusão de escalas. Há também o modo mixolídio, que eu uso muito... Mas me interesso mais pelo aspeto melódico. Acho que o maior desafio quando se vai tocar um solo é tentar inventar uma melodia na hora”

“Se chamo outro guitarrista, é porque essa pessoa pode tocar coisas que eu não posso” (falando de Steve Vai)

“Se eu erro uma nota, não vou cometer suicídio por causa disso. Tenho certeza de que existem guitarristas perfeitos por ai, mas garanto que eles não tocam como eu. Saio em busca de uma afirmação musical diferenciada. Por que não? O que tenho a perder? Ninguém irá me dar ponto negativo ou nota baixa se eu errar. Prefiro arriscar”

“Se você acabar com uma vida tediosa e miserável porque você ouviu seus pais, seus professores, seu padre ou alguma pessoa na televisão, dizendo para você como conduzir a sua vida, então a culpa é só sua e você merece”

“Se você quer trepar, vá à faculdade. Mas se você quer aprender alguma coisa, vá à biblioteca”

“Sem música para decorar, tempo é só a monotonia de prazos de entregas e contas a pagar”

“Sem um desvio do normal, progresso é impossível”

“Tocar guitarra é como trepar. Você jamais esquece, a não ser que você seja realmente muito burro”



Um comentário:

  1. Resumindo Frank Zappa em apenas uma palavra: gênio. Acho que não é preciso dizer mais nada, sobretudo em um tempo em que "a maioria das pessoas não reconheceria música boa, nem que ela viesse mordê-las na bunda". Espero que a fase ruim da música, sobretudo no Brasil, passe logo.

    ResponderExcluir