No começo dos anos de 1980 surgia um novo estilo dentro do heavy metal, o trash metal. A banda mais popular desse estilo é sem dúvida o Metallica, inclusive sendo considerada por muitos como a primeira banda a gravar um álbum exclusivamente neste estilo, mas os mais aficionados têm uma lista de outras bandas para disputar esse posto e outra maior ainda para quem teria criado a primeira música que pode ser chamada de trash (Anthrax, Kreator, Megadeth, Slayer, Sodom, entre outras), nesta briga eu não vou me meter.
A principal característica, embora não seja a única, que definiu o trash como um estilo a parte, foi a forma de compor os riffs de guitarra, sempre extremamente distorcidos e sincopados, de forma que quem está ouvindo possa perceber cada palhetada, quase uma oposição ao estilo de onde o trash surgiu, o speed metal, que como o nome indica é extremamente veloz na execução de seus riffs e aí está uma briga em que me atrevo a entrar, qual foi o primeiro riff de trash da história?
A capa de Sabbath bloody sabbath |
Entre os meus vinis tenho o Sabbath bloody sabbath, da incomparável banda inglesa Black Sabbath. Este álbum foi gravado em 1973 e mostra um Sabbath bem introspectivo e melodioso, nada que lembrasse o trash metal que surgiria anos depois, com uma pequena exceção, o riff central da música que dá título ao disco.
A contra capa |
O primeiro riff da música é típico do heavy metal tradicional, feito para acompanhar a linha melódica do vocal de Ozzy Osbourne, há alguns trechos mais acústicos e virtuosísticos mas no meio da música acontece algo inesperado, surge um riff que parece não fazer parte da composição, é pesado e sincopado, bem diferente do resto mas que é o “algo mais” que agente fica esperando toda vez que escuta a música e pra mim não existe melhor candidato a primeiro riff de trash metal do que este.
Tony Iommi |
Ponto para Tony Iommi, canhoto, sem a ponta de dois dedos da mão direita e inventando um riff que sem dúvida influenciou os futuros trash metaleiros dos anos oitenta. É o que eu penso, se alguém conhece um candidato melhor, faz campanha que a briga é boa.
No vídeo você pode escutar o áudio de Sabath Bloody Sabath.