Afinação é o ajuste de um tom qualquer em relação a outro, quase sempre em busca de um resultado harmônico entre os sons. Na acústica é uma relação entre o número de vibrações medidas e indicadas pela escala de Hertz.
Nos instrumentos de cordas este ajuste se dá na tenção e uso de diferentes espessuras de cordas, quanto mais grossa e menos tencionada mais grave é o som, quanto mais fina e tencionada mais agudo o som.
De maneira parecida alguns instrumentos usam palhetas com diferentes espessuras, larguras e comprimentos para produzir seus sons (como nas gaitas).
Nos instrumentos de sopro o diâmetro e o comprimento do tubo determinam a afinação. A coluna de ar vibrando no interior produz as ondas sonoras e o comprimento da coluna pode ser modificado pela mudança da extensão do tubo (como no trombone de vara), ou por orifícios ao longo do tubo (como na flauta), já outros instrumentos usam diversos tubos com afinações fixas sendo cada tubo acessado separadamente ou em conjunto para produzir as harmonias (como no órgão de tubos).
Também os instrumentos de percussão podem/devem ser afinados.
Quando se fala em afinação de conjuntos (vozes ou instrumentos) se está falando em harmonia, na formação de acordes e relações harmônicas, soar agradável ou, não estragar essa relação harmônica.
Afinação também se refere ao ajuste correto dentro de um tom pré-determinado, de um instrumento por exemplo; o violão tem suas cordas afinadas em mi, si, sol, ré, lá e mi; o violino tem suas cordas afinadas em sol, ré, lá e mi, etc. Com este mesmo sentido também se usa a expressão "diapasão" para dizer que o instrumento está produzindo o número certo de vibrações pré-definidas como corretas para ele.
Os diapasões são hastes metálicas em forma de "Y" que quando percutidos produzem sempre o mesmo som, ou pequenos apitos dotados de uma única palheta que também produzem sempre a mesma nota e são usados como referência para a afinação dos instrumentos e vozes. É menos comum, mas não está errado se chamar os afinadores eletrônicos de diapasões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário